Topo

Copa 2018

Quem é o argentino de 20 anos que recusou o Real e pode surpreender na Copa

Martínez fez três gols em jogo observado de perto por Sampaoli - Demian Alday/Getty Images
Martínez fez três gols em jogo observado de perto por Sampaoli Imagem: Demian Alday/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/02/2018 04h00

Ele nunca foi convocado para a seleção principal, tem só 20 anos e sua equipe, o Racing, faz campanha modesta na temporada. No entanto, Jorge Sampaoli está de olho em Lautaro Martínez, jovem atacante que se destaca no Campeonato Argentino e já despertou o interesse de grandes clubes europeus, poucos anos depois de quase desistir da carreira por ter saudade da família.

No início deste mês, Sampaoli fez questão de ir a um treino do Racing conversar com Martínez e com o treinador do time, Eduardo Coudet. Depois, foi ver de perto a partida diante do Huracán, pela 14ª rodada do Argentino. Martínez não decepcionou: fez três gols e sofreu o pênalti do outro gol na vitória por 4 a 0.

Pesa contra o jovem atacante a feroz concorrência por vagas no setor ofensivo da Argentina. Com nomes como Messi, Higuaín, Agüero, Icardi e Dybala, além de outras revelações, Martínez precisa não só continuar em alta nos próximos meses, como depende da ousadia de Sampaoli em alguma das futuras convocações até a Copa do Mundo.

Por outro lado, o contexto pode ajudá-lo. No ano passado, Martínez e seu empresário chegaram a indicar que uma transferência para o Atlético de Madri estava bem encaminhada. O Real Madrid também entrou na novela e se interessou, segundo o próprio jogador. Ele, contudo, preferiu continuar com sua formação na Argentina.

Parte da escolha por seguir no Racing se deve à experiência com sua única transferência. Quando chegou ao clube de Avellaneda vindo do Liniers de Bahía Blanca, sua cidade, Martínez sofreu com a ausência da família e cogitou ir embora. Foi um concorrente pela vaga no ataque, Brian Mansilla, quem o convenceu a ficar. Ambos tinham 16 anos.

“Brian foi uma das pessoas que me abriram as portas. Ele sabia que estava chegando para ser titular, mas sempre me apoiou. Eu queria voltar a Bahía Blanca por estava com saudade, mas ele me convenceu a ficar, disse que eu precisava aproveitar a oportunidade. Sempre serei grato”, contou Martínez à revista “El Gráfico”.

A proximidade com o irmão mais velho, Alan, e o fato de este ter adoecido justamente na época na mudança pesaram no desejo de Martínez de abandonar tudo. Logo, porém, ele percebeu que a chance era realmente única. E os gols não pararam de sair.

Presente nas últimas campanhas da seleção sub-20 da Argentina no Mundial e no Sul-Americano, o jovem atacante tem a marca de 53 gols em 64 jogos nas divisões inferiores do Argentino. Na atual temporada, briga pela artilharia máxima da competição com sete gols. Benedetto, do Boca, lidera com nove. Ele, inclusive, é um dos concorrentes por uma eventual “vaga ousada” de Sampaoli na seleção.

Com os gols, crescem os rumores de uma venda para a Europa. No dia em que Martínez fez os três gols diante do Huracán, não era só Sampaoli quem estava lá para vê-lo. Piero Ausilio, diretor da Inter de Milão, foi ao estádio para acompanhá-lo de perto. Estima-se que sua venda deverá chegar aos 15 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões).

Mas isso também pode mudar se Sampaoli decidir chamá-lo para a seleção nos meses que antecedem a Copa do Mundo na Rússia. Martínez corre por fora, mas está no radar do treinador da seleção.

Copa 2018