Topo

Copa 2018

Tabela prevê jogo no dia de abertura da Copa e cria impasse pra CBF

Sobre a logística da 12ª rodada, no dia da abertura da Copa, CBF promete ver "mais para a frente" - SERGEI KARPUKHIN/Reuters
Sobre a logística da 12ª rodada, no dia da abertura da Copa, CBF promete ver "mais para a frente"
Imagem: SERGEI KARPUKHIN/Reuters

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/02/2018 19h20

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a primeira versão da tabela do Campeonato Brasileiro, ainda sem as rodadas devidamente desmembradas. No documento cedido a jornalistas, a entidade máxima do futebol nacional agenda a 12ª rodada para 13 e 14 de junho. Tudo normal se, no dia 14, Rússia e Arábia Saudita não abrissem a Copa do Mundo, a partir das 12h (de Brasília), em Moscou.

A reportagem do UOL Esporte procurou a CBF para explicar a possibilidade de o dia de abertura do Mundial contar com jogos do Campeonato Brasileiro. A entidade afirmou que “todos os jogos serão no dia 13”. As partidas no mesmo dia, entretanto, podem ocasionar problemas logísticos e criar um impasse para a confederação.

Nesta 12ª rodada, Palmeiras e São Paulo atuam como mandantes diante de Flamengo e Vitória, respectivamente. No Rio de Janeiro, Botafogo x Atlético-PR e Fluminense x Santos também atuariam na capital carioca. Em Belo Horizonte, Atlético-MG (Ceará) e América-MG (Chapecoense) também jogam na mesma cidade na rodada 12.

Duas partidas na mesma cidade têm passado por veto por questões de segurança, ainda mais com clubes de grande torcida envolvidos. No caso de Atlético-MG e América-MG, até a questão do estádio entra em discussão – ambos atuam no Independência, casa americana na capital mineiro.

Sobre esta questão, a CBF informou à reportagem que os “problemas logísticos serão resolvidos quando estivermos mais próximos”. Desta forma, Palmeiras ou São Paulo devem atuar longe da capital paulista, assim como Botafogo ou Fluminense no Rio de Janeiro.

Os clubes souberam de antemão que não contarão com os jogadores convocados para a Copa do Mundo antes da rodada 12. A princípio, os atletas chamados para as respectivas seleções vão ser liberados ainda em maio a fim de iniciarem as preparações com as equipes nacionais.

Copa 2018