Copa 2018

"Tite Street": rua em Londres tem ritual por Copa e emociona treinador

Pedro Ivo Almeida/UOL
Rua que tem o mesmo nome do treinador brasileiro em Londres: simpatia e ritual para brigar pela Copa do Mundo de 2018 Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Caio Carrieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

14/11/2017 10h19

Tite pisará o gramado do lendário estádio de Wembley na noite desta terça-feira (14) para sua primeira partida à frente da seleção brasileira na Europa. Mesmo com toda badalação em torno de seu trabalho e do desempenho da equipe, o técnico pode ser considerado um novato na região. Ainda assim, seu nome já é motivo de homenagens em placas pela capital inglês. Ainda que seja por uma coincidência.

Às margens do rio Tâmisa, na região de Chelsea, uma pequena rua de cerca de 300 metros de extensão leva o nome de um xará do treinador. Willian Tite foi membro da Junta Metropolitana de Obras de Londres e responsável por boa parte das construções da área, dando nome ao local a partir do século XIX. Engana-se, porém, quem acha que as relações se limitam ao sobrenome do inglês que virou apelido do técnico brasileiro.

A “Tite Street” virou um ponto especial para um torcedor brasileiro que mora a poucos metros do local e agora pode até ajudar a seleção na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. “Fiz uma simpatia aqui em 2012 pelo Corinthians e deu certo, ganhamos Libertadores e Mundial. Farei de novo esse ritual no ano que vem, agora pela seleção do Tite. Torço muito por esse cara”, contou o goiano Alessandro Moreira, de 44 anos, que mora na cidade há 19 anos.

“Eu sempre morei aqui perto e nunca tinha reparado. Em 2012, na época da Libertadores, o navegador me jogou nessa rua para fugir de um trânsito e eu tomei um susto na hora. Desci do carro no mesmo momento, peguei um adesivo do Corinthians que estava na minha carteira e colei na placa. No dia seguinte, coloquei uma toalha pequena do Corinthians atrás da placa para dar sorte. Deixei escondido, até porque a polícia daqui é rigorosa e poderia tirar. Passava ali todos os dias para conferir. Deu sorte e fomos campeões”, detalhou o torcedor.

E a simpatia da Libertadores foi ainda mais longe. No final de 2012, Alessandro, que trabalha como motorista de Uber na região, colocou um novo adesivo e repetiu a toalha atrás da placa antes de se mandar para o Japão para torcer pelo time no Mundial de Clubes. O ritual deu sorte: novo título alvinegro.

“Agora não tem como não fazer. É Tite, é Mundial, vou repetir tudo, mas com as coisas da seleção. Vai dar certo, tenho fé”, se empolgou o brasileiro.

Assim como na outra ocasião, Alessandro acompanhará o time de Tite de perto na briga pelo título na Rússia. “Já estou alugando um motorhome [veículo que também serve como hospedagem em viagens] e estou só aguardando o sorteio dos grupos para definir os ingressos. Vai dar tudo certo, aqui e lá”.

O carinho do torcedor e a coincidência nas ruas de Londres chegaram a emocionar Tite. “Cara, que coisa bacana. Fico muito feliz, de verdade. É uma grandeza que nos toca. O Alessandro agora abre mão de uma coisa do clube para torcer pela seleção. Está elevando a questão, emociona ver todo mundo olhando pela seleção. É uma energia que nos ajuda a desenvolver o trabalho”, comentou o treinador, ao ser informado da história.

E o ritual do “dono” da Tite Street com a seleção já começa nesta terça-feira. Alessandro estará no estádio de Wembley para acompanhar de perto ao amistoso entre Brasil e Inglaterra na reta final de preparação pré-Copa do Mundo. Vou tentar pegar algo lá para ajudar no ritual depois”, finalizou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo