Topo

Copa 2018

Gostinho de Copa! Teste, volta de herói alemão e clássicos marcam amistosos

Autor do gol do título de Copa-2014, Gotze retorna à seleção alemã em amistosos - Dylan Martinez/Reuters
Autor do gol do título de Copa-2014, Gotze retorna à seleção alemã em amistosos Imagem: Dylan Martinez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/11/2017 04h00

Faltam sete meses para o início da Copa do Mundo da Rússia, mas quem quiser sentir o gostinho de jogos entre grandes seleções pode se deliciar com “aperitivos” dignos de final a partir desta sexta-feira. Muitos países vão aproveitar a primeira data de amistosos após o encerramento de grande parte das Eliminatórias para testar o time em alto nível.

Entre os clássicos envolvendo campeões mundiais, a rodada de jogos internacionais reservará Inglaterra x Alemanha, Alemanha x França e Inglaterra x Brasil. Mas outros duelos com seleções que chegam à Copa no papel de protagonistas, como Bélgica e Polônia, vão reservas emoções e bom futebol nos próximos cinco dias.

Entre as favoritas, a Alemanha se destaca neste início de preparação com a disputa de dois amistosos contra campeões mundiais. Joachim Löw utilizará os duelos para, por meio de uma sintonia fina, mesclar o experiente grupo campeão mundial de 2014 com os “achados” na conquista da Copa das Confederações.

Neste sentido, chama a atenção a presença do atacante Sandro Wagner, que teve a sua primeira oportunidade na seleção principal no torneio preparatório na Rússia e, aos 29 anos, surge como opção para o grupo da Copa.

Será também uma oportunidade para rever Mário Götze com a camisa da seleção alemã. O jogador, que marcou o gol da seleção alemã na final de 2014 contra a Argentina, voltou a ser convocado depois de ter ficado fora de quase toda a última temporada devido a um distúrbio metabólico.

A preparação em alto nível da Alemanha terá continuidade em março de 2018, quando receberá o Brasil para a última partida antes convocação oficial. Depois de umas Eliminatórias sem sustos, os atuais campeões chegarão ao Mundial mais do que testados, e sem darem espaço para acomodação.

Inglaterra desfalcada

Seleção que garantiu vaga pela sexta vez consecutiva ao Mundial, mas luta contra o estigma de não passar das quartas de final desde 1990, a Inglaterra inicia a preparação esperançosa em uma geração renovada, pela primeira vez em anos sem as presenças de nomes como Rooney, Lampard e Gerrard. Porém, os primeiros testes serão prejudicados pelos desfalques de última hora.

O principal deles, sem dúvida, é o de Harry Kane, atacante que vive grande fase do Tottenham e chegará ao Mundial como estrela inglesa. Além deles, estão fora Raheem Steerling, Fabian Delph, Jordan Henderson, Harry Winks e Dele Alli.

Contudo, as ausências não tiram a importância dos amistosos para o técnico Gareth Southgate. Depois de umas Eliminatórias em que passeou – 8 vitórias e 2 empates – contra adversários de nível fraco a mediano, o treinador sabe que precisa testar o time contra os melhores. Não à toa, assim como a Alemanha, a preferência nestas primeiras datas foi por grandes rivais: França e Brasil.

Amistosos planejados por Tite

Com a agenda já definida até a convocação final da Copa do Mundo, a seleção brasileira terá uma sequência de amistosos ao molde de Tite. Começando pelo duelo contra o Japão, uma seleção asiática como de desejo do treinador, passando por duelos contra a forte Inglaterra e, em março, contra anfitriã Rússia e a atual campeã mundial Alemanha, escolhida estrategicamente para exorcizar os fantasmas do 7 a 1.

Calejado em jogos contra as seleções sul-americanas, o treinador brasileiro quer diversificar as escolas que vai enfrentar antes da Copa e terá a oportunidade de ter testes totalmente novos e contra estilos diferentes. Além de observar jogadores e tirar suas últimas dúvidas até fechar a lista em maio de 2017.

Diante deste cenário, os dois primeiros amistosos serão especialmente importantes para Giuliano, Taison, Douglas Costa, Diego e Diego Souza. Sem vaga cativa nas últimas convocações, eles sabem que ainda dependem de bons desempenhos para não serem substituídos por outros jogadores que têm se destacado, como o gremista Luan.

Descanso a CR7 e Suárez

Se a Argentina, depois do sufoco pela vaga durante as Eliminatórias, resolveu viajar com força máxima e escalar Lionel Messi para os amistosos contra Rússia e Nigéria, Portugal e Uruguai não terão seus dois principais craques.

Cristiano Ronaldo será poupado pelo atual campeão europeu nos jogos contra Arábia Saudita e Estados Unidos. Já Suárez, a pedido do Barcelona, não defenderá o Uruguai nos duelos contra Polônia e Áustria.

Para o técnico argentino Jorge Sampaoli, qualquer segundo será importante para ajustar a seleção depois de assumir o cargo pressionado pela situação nas Eliminatórias. Com Messi em alta depois de ser decisivo contra o Equador, o treinador terá dois jogos contra seleções que estarão no Mundial para testes com maior tranquilidade.

Assim como a Argentina, a Espanha escolheu duas seleções classificadas para estes amistosos. Embora Costa Rica e Rússia não estejam entre as favoritas, os duelos contra um time que vem de sua melhor participação em Copa e outro que jogará como anfitrião na próxima edição serão de grande valia para a seleção que tentará apagar o vexame de ser eliminada na primeira fase em 2014.

Veja abaixo todos os amistosos envolvendo seleções que vão à Copa         

10/11 (sexta-feira)
9h - Coreia do Sul x Colômbia
9h35 - China x Sérvia
10h - Brasil x Japão
16h - Ucrânia x Eslováquia
17h - Panamá x Irã
17h45 - Bélgica x México
17h45 - Polônia x Uruguai
18h - Inglaterra x Alemanha
18h - França x País de Gales
18h45 - Portugal x Arábia Saudita

11/11 (sábado)
11h - Rússia x Argentina
18h30 - Espanha x Costa Rica

13/11 (segunda-feira)
17h45 - Polônia x México

14/11 (terça-feira)
9h - Coreia do Sul x Sérvia
9h35 - China x Colômbia
14h30 - Argentina x Nigéria
15h - Qatar x Islândia
16h45 - Rússia x Espanha
16h45 - Áustria x Uruguai
16h45 - Portugal x Estados Unidos
17h - Eslováquia x Noruega
17h15 - Hungria x Costa Rica
17h45 - Alemanha x França
17h45 - Polônia x México
17h45 - Bélgica x Japão
17h45 - País de Gales x Panamá
18h - Inglaterra x Brasil

Copa 2018