Topo

Copa 2018

Tite explica nova chance a Douglas Costa: "está retomando forma de jogar"

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/10/2017 11h28

O técnico Tite deu uma nova chance a Douglas Costa, hoje na Juventus, para os amistosos contra Japão e Inglaterra em novembro. O treinador explicou que o jogador está "retomando sua forma" após sofrer no Bayern de Munique e por isso mereceu uma nova chance. 

"Nós convocamos em alguns momentos, em uma delas até que ele teve um problema no Bayern. Isso prejudicou ele. A temporada dele na época (do técnico) Guardiola foi melhor do que com Ancelotti. Acompanhamos jogos dele e está retomando sua forma de jogar. Por isso o seu retorno", explicou Tite.

As posições de meio campo e ataque foram as que mais tiveram mudanças com relação à ultima convocação da seleção brasileira (para os compromissos diante de Bolívia e Chile, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo). O treinador deixou de fora Diego Tardelli e chamou três novos atacantes: Douglas Costa, Taison e Diego Souza. 

Tite explicou que são justamente setores “em aberto” que tiveram mais mudanças. "Fica aberto sim a possibilidade. Preciso ver e entender as funções dos atletas, estar nos treinamentos. Mas ela tem outros setores também. Do meio para frente está aberto”, comentou. No meio, o técnico também fez uma mudança dando nova oportunidade a Giuliano, retirando Arthur e Fred. 

Posição aberta até um mês atrás, o gol parece estar mais definido agora com Cássio, Alisson e Ederson convocados novamente.

“Em relação aos goleiros sempre vai ter uma análise mais profunda e técnica do Taffarel, desde reposição à melhores momentos. Tem uma série de goleiros com essas virtudes”, analisou Tite.

Tite também justificou as laterais e o sistema defensivo. “Lateral é uma oportunidade de ver o Danilo atuando, mas tem Rafinha e Fagner... Está aberto. Jemerson tem a oportunidade de atuação”, disse o treinador, que manteve o zagueiro pela segunda lista consecutiva. Os outros três do setor são nomes fixos nas relações: Marquinhos, Miranda e Thiago Silva.

“A minha amostragem fica melhor e vou ser mais justo. A possibilidade de errar, portanto, é menor. Agora jogadores com características diferentes... Daqui a pouco o Firmino pode fazer uma função parecida com o Coutinho. Daqui a pouco tem o Diego que pode fazer uma característica mais avançada e fazer parceria com Gabriel Jesus", explicou Tite.

Os convocados para os amistosos:

Goleiros

Alisson (Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)
 

Laterais

Alex Sandro (Juventus)
Daniel Alves (PSG|)
Danilo (Manchester City)
Marcelo (Real Madrid)
 

Zagueiros

Jemerson (Monaco)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
 

Meio-campistas

Casemiro (Real Madrid)
Diego (Flamengo)
Fernandinho (Manchester City)
Giuliano (Fenerbahce)
Paulinho (Barcelona)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing Guon)
Willian (Chelsea)
 

Atacantes

Diego Souza (Sport)
Douglas Costa (Juventus)
Roberto Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Neymar (PSG)
Taison (Shakhtar Donetsk)

Copa 2018