19/07/2010 - 13h41

Del Bosque é homenageado em sua cidade natal, Salamanca

Das agências internacionais
Em Salamanca (Espanha)
  • Ao lado da esposa, Vicente Del Bosque é recebido na Plaza Mayor por milhares de salmantinos

    Ao lado da esposa, Vicente Del Bosque é recebido na Plaza Mayor por milhares de salmantinos

Milhares de salmantinos lotaram nesta segunda-feira a Plaza Mayor de Salamanca, na Espanha, para homenagear o técnico espanhol da seleção masculina de futebol, Vicente Del Bosque, pela vitória na Copa do Mundo da África do Sul. “Vicen”, como é conhecido no populoso bairro de Garrido, onde nasceu, conseguiu algo “impensável”, como ele mesmo definiu diante da prefeitura municipal de Salamanca.

“Ele é um homem tranquilo”, disse o prefeito da cidade, Julián Lanzarote, do balcão do prédio da prefeitura, se dirigindo a mais de 3 mil cidadãos, muitos vestidos com a camisa da seleção.

“Um salmantino sem fronteiras que está sempre do vosso lado”, declarou-se Del Bosque em seu discurso aos conterrâneos. Minutos antes de agradecer pela recepção, o treinador afirmou estar “emocionado” e “satisfeito”, apesar de “não ser um homem emotivo”. No dia 11 de setembro, ele receberá o título de “Filho Predileto” da prefeitura – o prêmio já foi outorgado.

Vicente Del Bosque recordou-se das “quatro vezes” em que cruzava todos os dias a Plaza Mayor para ir de sua casa, em Garrido, até o Instituto Fray Luis de León, antigamente conhecido como “trilíngue”, e que hoje ocupa a região das faculdades de Salamanca, na parte antiga da cidade.

O técnico afirmou que estava ali para compartilhar com os cidadãos “o êxito futebolístico espanhol” e contou que, quando seu filho Álvaro lhe disse que a Espanha ganharia o Mundial, ele próprio considerou algo “muito distante e complicado”.

Segundo ele, a seleção espanhola alcançou a vitória graças “aos rapazes que têm marcado uma geração e que integram um grande grupo de pessoas, muitos anônimos, que trabalham pelo futebol espanhol”.

Acompanhado da esposa Trini, Del Bosque recebeu uma homenagem de centenas de crianças que frequentam o campus que leva o seu nome, e que o aplaudiram como “novo ídolo”. O treinador espanhol destacou o futebol como “o motor do esporte da Espanha” e incentivou os jovens a seguir a sua formação.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host