15/07/2010 - 16h23

Fifa endurece regras para candidatos às Copas de 2018 e 2022

Das agências internacionais
Em Zurique (Suíça)

A Fifa anunciou nesta quinta-feira que irá impor regras mais rígidas aos candidatos a sediar as Copas de 2018 e 2022, principalmente em relação às visitas a membros do Comitê Executivo da entidade, que irão dar seu voto para escolher as sedes.

A entidade que comanda o futebol mundial diz que, à partir de agora, os nove candidatos devem sempre escrever uma carta explicando os motivos que os levarem a visitar os 24 avaliadores.

A medida visa proteger a independência dos eleitores e monitorar melhor estes contatos entre candidatos e aqueles que decidirão o local das duas Copas subseqüentes à do Brasil.

Alguns eleitores comunicaram à Fifa que diversos candidatos à sediar o torneio os abordaram informalmente durante a Copa da África do Sul, tentando obter alguma vantagem.

Nas regras que regem o processo de escolha de uma sede para a Copa do Mundo, a Fifa determina que presentes e valores simbólicos podem ser distribuídos aos votantes, desde que não influenciem na escolha, sob ameaça de investigação do comitê ético da entidade.

A Fifa escolherá as sedes das Copas de 2018 e 2022 em dezembro. Inglaterra, Rússia, Estados Unidos, Portugal/Espanha e Holanda/Bélgica estão se candidatando para ambas as edições, enquanto Qatar, Japão, Austrália e Coreia do Sul pleiteiam apenas a organização de 2022.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host