15/07/2010 - 10h18

Cetesb diz que área contaminada no terreno do Piritubão é pequena

Do UOL Esporte
Em Sâo Paulo
  • Terreno em Pirituba onde é cogitada a construção de um estádio para abertura da Copa-2014

    Terreno em Pirituba onde é cogitada a construção de um estádio para abertura da Copa-2014

No terreno de 4,9 milhões de metros quadrados onde poderá ser construído o estádio de São Paulo para a Copa de 2014, há uma área de apenas 1,2 mil metros interditada pela contaminação de metais pesados. A informação foi confirmada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Segundo informações divulgadas pelo Jornal da Tarde, a pequena área de contaminação está localizada em uma das glebas do terreno, que tem 1,8 milhão de metros quadrados. Trata-se de uma vala que foi utilizada para depósitos de resíduos industriais pela Pedreira Universo até 1966.

Assim, nenhum empreendimento poderá ser erguido nessa área interditada de 1,2 mil metros. No restante do terreno, eventuais construções dependem de aprovação dos técnicos da Cetesb.

“Qualquer uso futuro da área depende de avaliação técnica para dizer se é possível erguer algo em local com histórico de passivo ambiental. Para nós nunca chegou nenhum projeto de estádio ou da prefeitura”, declarou o gerente da Cetesb em Santana, Celso Machado.

“Existe um lençol freático no terreno e temos de ter o controle para saber se essa mancha não se desloca. Todo o trabalho feito até agora conseguiu concentrar a poluição no espaço da antiga cava da pedreira’, completou o representante da Cetesb.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host