Leticia Moreira/Folhapress

Terreno em Pirituba, no qual a CBF planeja construir estádio para a Copa-2014

14/07/2010 - 08h07

Terreno do 'Piritubão' está contaminado por metais pesados

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Segundo relatório da Companhia de Tecnologia Ambiental (Cetesb), o terreno no qual a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende construir o estádio de abertura da Copa-2014 em São Paulo, conhecido como Piritubão, está interditado. O local está contaminado por metais pesados no solo e lençol freático, e por isso não pode ser escavado, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.

Ambientalistas acreditam que o terreno, que passa por “recuperação ambiental”, só poderia ser liberado em três anos, tempo necessário para que haja a descontaminação do local, o que inviabilizaria a construção da nova arena paulista para o próximo Mundial.

O relatório da Cetesb atesta a presença de solventes halogenados, como clorofórmio tanto no solo quanto nas águas subterrâneas. A contaminação ocorreu provavelmente pelo descarte irregular de resíduos no local, cuja região tem caráter industrial desde o século passado. A Cetesb anunciou que dará mais informações sobre a situação do terreno ainda nesta quarta-feira.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host