14/07/2010 - 07h10

Audiência pública discute criação da "Arena Copel' para Copa em Curitiba

Do UOL Esporte
Em Curitiba
  • Arena da Baixada, do Atlético-PR, cujas obras seguem emperradas por falta de investidores

    Arena da Baixada, do Atlético-PR, cujas obras seguem emperradas por falta de investidores

Esta quarta-feira pode ser decisiva para a candidatura de Curitiba a uma das sub-sedes da Copa de 2014. Em uma audiência pública, a Assembleia Legislativa do Paraná discute uma solução para impasse em torno do investimento para a reforma da Arena da Baixada. Pela proposta, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) investiria nas obras. Em troca passaria a dar seu nome ao estádio atleticano, pelo sistema de naming rights.

Como a Copel é uma empresa de capital misto - parte estatal e parte privado - a proposta, de autoria do deputado estadual Cláudio Romanelli (PMDB), terá que ser aprovada pela Assembleia. O primeiro passo para que isto aconteça será discutido nesta quarta.

A questão da garantia financeira para as obras da Arena da Baixada já vem se arrastando há alguns meses, sem que se encontre uma solução. Os prazos estabelecidos pela Fifa já se esgotaram no início de junho, mas o Comitê da Copa no Brasil resolveu esperar até o fim de julho por uma solução.

Orçada em cerca de R$ 130 milhões, a reforma do estádio está emperrada, pois o Atlético só se compromete a investir 30% do valor, alegando que não irá endividar o clube, por causa de dois ou três jogos de Copa do Mundo.

Sob este argumento, o clube já recusou uma proposta da Prefeitura de Curitiba, pela qual o terreno da Arena seria declarado de potencial construtivo máximo. Em troca, o Atlético poderia negociar papéis com possíveis investidores, que poderiam construir em outras áreas da cidades, onde hoje não é permitido.

Se a solução discutida na Assembleia Legislativa também não vingar, a construção de um novo estádio na cidade pode ganhar força. A possibilidade foi admitida pelo governador Orlando Pessutti, na semana passada.


 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host