13/07/2010 - 18h48

Criticado, juiz inglês diz ter ficado satisfeito com desempenho na final da Copa

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)
  • Juiz inglês Howard Webb (à esq.) mostra o amarelo ao holandês Van Persie na final do Mundial-2010

    Juiz inglês Howard Webb (à esq.) mostra o amarelo ao holandês Van Persie na final do Mundial-2010

Muito criticado pelos jogadores da Holanda e pelo técnico Bert van Marwijk, o árbitro Howard Webb disse que ficou satisfeito com a sua atuação na final da Copa do Mundo da África do Sul. O juiz inglês foi acusado pelos holandeses de ter falhado duas vezes momentos antes do gol de Iniesta, que deu o título mundial para a Espanha no último domingo após vitória da Fúria por 1 a 0.

“Não sentimos que tínhamos muitas opções para conduzir a partida de outra maneira como fizemos. Estamos satisfeitos de termos realizado um trabalho complicado ao utilizarmos as nossas melhores habilidades, uma vez que encontramos circunstâncias difíceis”, disse Webb ao analisar o trabalho do trio de arbitragem na decisão na África do Sul. As declarações do inglês aconteceram logo depois do seu desembarque em Londres.

Para o grupo da Oranje, o gol espanhol foi irregular por dois motivos: os holandeses alegam que Iniesta estava em posição irregular quando recebeu o passe de Fábregas dentro da área antes de chutar para vencer o goleiro Stekelenburg. Os vice-campeões mundiais também reclamam de um escanteio não marcado a favor da Holanda momentos antes do tento do meia do Barcelona, quando Sneijder cobrou falta e bola teria desviado em Fábregas antes de sair

“Não importa o que aconteça, sempre se espera que os árbitros não estejam envolvidos [em decisões polêmicas]. Independente disso, temos que nos impor para mantermos o controle”, discursou o juiz.

Já o presidente da Fifa, Joseph Blatter, criticou o jogo violento na final e a atitude dos jogadores em campo – foram distribuídos 14 cartões amarelos e um vermelho. Mas evitou comentar sobre a arbitragem repleta de erros. Webb também se esquivou sobre as vaias que recebeu durante a decisão do Mundial-2010, realizada no Soccer City, em Johanesburgo.

“Foi um grande desafio, mas teria sido para qualquer árbitro. Foi um dos jogos mais complicados em que estivemos envolvidos. Sinto que trabalhamos duro para ficarmos concentrados no jogo o máximo possível”, disse o árbitro britânico.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host