12/07/2010 - 08h03

Imprensa sul-africana comemora balanço do Mundial e cobra legado social

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)

A Copa do Mundo de 2010 demonstrou a capacidade da África do Sul para organizar um evento eficaz quando há voltade política de acordo com a imprensa local, que agora pede que os líderes do país sigam com alto nível de exigência no futuro.

“Os espanhós são os campeões, mas a África do Sul conseguiu todo o crédito por um torneio excepcional”, comemorou o diário sul-africano The Times. “Agora que o país demonstrou ser capaz, deve atuar da mesma maneira para cuidar de serviços básicos de sua gente”, completou a publicação.

A mesma cobrança foi feita pelo jornal The Star, um dos veículos com maiores tiragens da África do Sul. “O Mundial contribuiu com o crescimento e melhorou a imagem do país, a vontade política demonstrada para o evento tem, a partir de agora, que se voltar para os problemas existentes”

16 anos após a queda do Apartheid, mais de 40% da população sul-africana ainda vive com menos de US$ 2 por dia e os serviços públicos seguem fracassando nos bairros mais desfavorecidos, o que também causa a cobrança dos jornais Business Day e Sowetan.

“Não deve ser difícil para a polícia manter o nível de serviço mostrado durante este período”, cobrou o Sowetan.

Com média de 50 homicídios por dia, a África do Sul é um dos países mais violentos do mundo, mas a criminalidade não foi um problema de destaque durante a Copa do Mundo devido à segurança reforçada para o evento.

“Quando nossos recursos humanos são bem utilizados, podemos conseguir metas. Apliquemos a partir de agora os mesmos princípios para melhorarmos escolas, hospitais, transporte e infraestrutura”, pede o Citizen.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host