12/07/2010 - 15h03

Ex-diretores da France Football criticam unificação do prêmio da Bola de Ouro com a Fifa

Das agências internacionais
Em Paris (França)

Três diretores da revista France Football, criadora do prêmio Bola de Ouro, em 1956, mostraram através de um comunicado a sua insatisfação com a unificação da honraria com a premiação semelhante promovida pela Fifa ao melhor jogador do ano.

“Recebemos com tristeza a informação sobre o acordo entre o Grupo Amaury (empresa que edita a revista) e a Fifa que tem por finalidade substituir o (histórico) “Bola de Ouro da France Football” por “Fifa Bola de Ouro” , informou o comunicado assinado por Jacques Ferran, Jacques Thibert e Gérard Ernault, sucessivos diretores da France Football no período de 1956 a 2007.

Apontando a Bola de Ouro da France Football como sendo um “pedaço do patrimônio francês”, os três diretores afirmaram que “a honraria dispunha de um reconhecimento muito superior ao troféu da Fifa”.

No dia 5 de julho, a Fifa e a publicação divulgaram a unificação dos prêmios. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação Internacional de Futebol, Joseph Blatter, e a diretora da revista francesa, Marie-Odile Amaury.

Muito mais novo que o prêmio da France Football, somente em 1991 a Fifa entregou o seu primeiro troféu. Naquele ano, o dono da taça foi o alemão Lothar Matthäus. Desde então, várias divergências ocorreram e apenas a partir de 2005, com a eleição de Ronaldinho Gaúcho, as duas premiações foram dadas aos mesmos jogadores ao final de cada ano.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host