12/07/2010 - 12h30

Espanha 'transfere' para a seleção geração multi-campeã e referência nos clubes

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Espanha conquistou neste domingo o título da Copa do Mundo pela primeira vez na história. Esta taça significa, entre outras coisas, o fim das ‘amareladas’ do país em Mundiais, e a transferência para a seleção das glórias de uma geração multi-campeã e referência nos principais clubes espanhois.

TITULOS EM CLUBES DAS POTÊNCIAS

REAL MADRID BARCELONA
Mundial de Clubes - 3 Mundial interclubes - 1
Liga dos Campeões - 9 Liga dos Campeões - 3
Copa da Uefa - 2 Copa da Uefa - 4
Supercopa da Uefa - 1 Supercopa da Uefa - 3

Do onze inicial que venceu a Holanda na final, sete são jogadores do Barcelona (levando em consideração a contratação de David Villa) e três do Real Madrid, clubes que estão entre os maiores vencedores do futebol mundial.

As estatísticas comprovam isso. Real Madrid e Barcelona, juntos, ganharam quatro Mundiais de clubes, 12 Ligas dos Campeões, seis Copas da Uefa e quatro Supercopas da Uefa, isso citando apenas os principais títulos.

Mas mesmo com inúmeras conquistas, os espanhois nunca haviam transferido tais glórias para a seleção do seu país. Até a Copa de 2010, a Fúria tinha como melhor campanha um quarto lugar no Mundial de 1950 disputado no Brasil.

CONTRATAÇÕES MAIS CARAS DA HISTÓRIA

JOGADOR CLUBES VALOR
Cristiano Ronaldo Manchester United - Real Madrid 80 milhões de euros
Zlatan Ibrahimovic Inter - Barcelona 60,7 milhões de euros
Kaká Milan - Real Madrid 56 milhões de euros
Zinedine Zidane Juventus - Real Madrid 45,6 milhões de euros
Luis Figo Barcelona - Real Madrid 37 milhões de euros

Esta Copa, porém, representou uma mudança no panorama. Mantendo a base que foi campeã da Eurocopa em 2008, a Espanha jogou um Mundial quase perfeito na defesa (dois gols sofridos) e muito eficiente no ataque (quatro vitórias simples por 1 a 0 em sete partidas, sendo a última e decisiva na prorrogação da final).

O triunfo contra a Holanda representou o ápice de uma geração que é protagonista nos clubes que representa no futebol mundial. O goleiro e capitão Iker Casillas, referência do Real Madrid, fez duas defesas difíceis em lances chaves da partida.

Um dos melhores da Copa, o barcelonista Xavi não foi tão decisivo na final, assim como o artilheiro Villa. Mas na ‘ausência’ deles, o companheiro de equipe Andrés Iniesta foi o protagonista ao fazer o gol do título da Espanha na prorrogação.

“É incrível como foi difícil ganhar esta Copa. Não há palavras. É o trabalho de muito tempo, em momentos difíceis. Agora, tudo isto é para ser desfrutado”, celebrou o nome do jogo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host