12/07/2010 - 10h23

Cruyff critica jogo "muito sujo" da Holanda na final contra Espanha

Das agências internacionais
Em Madri (ESP)

A lenda do futebol holandês Johan Cruyff, finalista com a Laranja Mecânica na Copa do Mundo de 1974, criticou duramente o jogo “muito sujo e duro” da seleção de seu país na final do Mundial 2010, realizada em Johanesburgo. A Espanha venceu o jogo por 1 a 0, após gol de Iniesta na prorrogação, e conseguiu seu primeiro título mundial.

A equipe holandesa, segundo Cruyff , apresentou um futebol muito agressivo. “Lamentavelmente, eles jogaram de forma muito suja, praticando um ‘antifutebol’”, analisou o ex-jogador em um texto publicado pelo diário catalão El Periódico.

Cruyff reforçou suas críticas à equipe comandada pelo técnico Bert Van Marwijk. Ele comentou sobre o estilo do futebol demonstrado pela Holanda na decisão na África do Sul: “feio, desprezível, duro e hermético”.

O ex-jogador considerou merecida vitória da Espanha na decisão, apesar de os atletas da Fúria terem jogado “mais individual do que coletivamente”.

O árbitro inglês Howard Webb também foi alvo das críticas do holandês. “Esteve mal e deveria ter expulsado dois holandeses durante a partida”. John Heitinga foi expulso somente na prorrogação, após agarrar Iniesta na entrada da área holandesa.

Após ver a final, o ex-jogador do Ajax e do Barcelona foi contra o que disse no último sábado para a imprensa holandesa. Cruyff comentou que era um admirador do tipo de jogo da Holanda-2010 e elogiou Van Marwijk, por ter conseguido “construir uma equipe tão forte”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host