Lavandeira jr/EFE

Blatter concede entrevista coletiva com balanço do Mundial na África do Sul

12/07/2010 - 09h36

Blatter expõe insatisfação com postura da Holanda e arbitragem na final

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

Holanda e o árbitro inglês Howard Webb decepcionaram o presidente da Fifa, Joseph Blatter, na final da Copa do Mundo no último domingo, quando a Espanha conquistou seu primeiro título ao vencer por 1 a 0 na prorrogação. O dirigente tentou evitar análises profundas sobre os temas, mas deixou claro em suas respostas que ficou insatisfeito.

MAIS SOBRE A COPA DO MUNDO

“Foi uma Copa do Mundo atraente, com bons jogos. Conseguimos elevar o fair play até o último jogo. Mas para uma final não era o que eu esperava de uma exibição de fair play”, disse o suíço ao ser questionado sobre a postura da Holanda na decisão.

A equipe de Robben e Sneijder abusou das faltas e da violência para tentar parar o jogo técnico da Espanha. De Jong foi o símbolo de tal conduta ao acertar um chute no peito de Xabi Alonso. Foi punido apenas com o cartão amarelo.

No total, Howard Webb distribuiu 12 cartões amarelos e um cartão vermelho para Heitinga, expulso após receber dois amarelos. Foi a final de Copa do Mundo com maior número de advertências. A média de faltas do torneio foi de 15,7 por jogo, segundo o Datafolha. A decisão do último domingo teve 47 faltas, praticamente o triplo.

O lance de De Jong, inclusive, foi usado em uma pergunta sobre arbitragem direcionada para Blatter. Ele afirmou desde o início que não cabia a ele avaliar tal questão, mas mesmo assim passou a mensagem que queria. E não foi nada positiva.

“Não cabe a mim julgar a atuação dos árbitros, mas tenho que admitir que ontem não foi fácil, não foi nada fácil. O árbitro teve uma tarefa difícil e não foi ajudado”, respondeu Blatter, sugerindo que Webb e os jogadores holandeses prejudicaram o espetáculo no Soccer City.

No final da entrevista coletiva de encerramento da Copa concedida nesta segunda-feira, em Johanesburgo, um jornalista perguntou ao dirigente suíço se poderia entender que, pelo cuidado ao abordar o assunto, ele estava insatisfeito com a arbitragem. “Isso é uma sugestão, não uma pergunta. Como presidente da Fifa não posso entrar nesses detalhes nas respostas.”

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host