AFP/Gabriel Buoys

Albiol, que não entrou em campo, levanta a taça de campeão do mundo

12/07/2010 - 06h00

Após 16 anos, Copa do Mundo volta a ter jogador de linha campeão sem jogar

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Na história das Copas do Mundo, nenhuma seleção conquistou o título utilizando todos os seus jogadores disponíveis. Mas nos últimos três Mundiais, só os goleiros reservas não haviam sido colocados em campo nas conquistas de França, Brasil e Itália. Essa sequência foi quebrada pela conquista da Espanha, que não escalou todos os seus jogadores de linha para levar o seu primeiro título. O "turista" espanhol foi o zagueiro Albiol, do Real Madrid.

CAMPEÕES MUNDIAIS SEM JOGAR

1930
Uruguai
Melogno, Riolfo, Piriz, Recoba, Calvo, Cappuccini e Salombide
1934
Itália
Cavanna, Masetti, Vargliem, Arcari e Caligaris
1938
Itália
Donati, Chizzo, Ceresoli, Masetti, Genta, Perazzolo, Olmi e Bertoni
1950
Uruguai
Romero, Vilches, Burgueno, Britos, Rijo, Pini, Ortuno e Martinez
1954
Alemanha
Erhardt, Metzner, Biesinger e Kubsch
1958
Brasil
Castilho, Oreco, Zózimo, Moacir, Mauro Ramos e Pepe
1962
Brasil
Coutinho, Pepe, Jair Marinho, Jurandir, Zequinha, Mengalvio, Jair da Costa e Castilho
1966
Inglaterra
Springett, Bonetti, Armfield, Byrne, Flowers, Hunter e Eastham
1970
Brasil
Ado, Baldochi, Joel Camargo, Dario, Zé Maria e Leão
1974
Alemanha
Höttges, Netzer, Kappellmann, Kremers, Nigbur e Kleff
1978
Argentina
Baley, Ruben Galvan, Killer, La Volpe, Oviedo e Pagnanini
1982
Itália
Baresi, Vierchowod, Dossena, Bordon, Massaro, Selvaggi e Galli
1986
Argentina
Almiron, Bochini, Passarella, Islas, Tapia, Trobbiani e Zelada
1990
Alemanha
Mill, Aumann, Steiner, Möller, Hermann e Köpke
1994
Brasil
Ronaldão, Zetti, Ronaldo e Gilmar
1998
França
Lama e Charbonnier
2002
Brasil
Dida e Rogério Ceni
2006
Itália
Peruzzi e Amelia
2010
Espanha ou Holanda
Reina, Valdes e Albiol

Espanha e Holanda chegaram à final da Copa do Mundo somando oito jogadores que não entraram em campo, com a maioria holandesa representada pelos goleiros: Reina e Valdes, pela Espanha, e Vorm e Boschker, pela Holanda. Além deles e de Albiol, não jogaram os holandeses Schaars e Babel. Braafheid também fazia parte do grupo, mas entrou no lugar do capitão Van Bronkhorst.

Até a edição de 2010, foram campeões “sem esforço” 104 jogadores em todas as Copas do Mundo, contando com nomes consagrados como o atacante brasileiro Ronaldo, que foi protagonista duas edições depois daquela em que apenas assistiu do banco de reservas, além do zagueiro argentino Daniel Passarella e o zagueiro italiano Franco Baresi.

Capitão do bicampeonato conquistado pela seleção brasileira em 1962, o zagueiro Mauro Ramos não havia disputado nenhuma partida na equipe comandada por Vicente Feola no Mundial de 1958, quando Bellini levantou a taça após a vitória sobre a Suécia por 5 a 2.

O caso de Mauro Ramos também ocorreu com Zózimo, que não foi ao campo em nenhuma das partidas brasileiras no Mundial de 1958, mas ganhou a chance de jogar todas as partidas da seleção brasileira na conquista de 1962.

Já para o argentino Daniel Passarella ocorreu o contrário. O defensor foi o capitão na conquista de 1978 e duas edições depois estava novamente na equipe treinada por Carlos Bilardo, mas a tarja de capitão pertencia a Diego Maradona e Passarella não foi escalado para nenhuma partida em 1986.

Até o Mundial de 1970 ainda não eram permitidas as substituições durante as partidas e isso fez com que a média de jogadores que conquistaram a Copa do Mundo sem jogar ser maior do que nas edições seguintes. Ainda assim, em 1970 foram quatro jogadores de linha que comemoraram o título sem atuar, além dos goleiros Ado e Leão.

Um fato curioso liga os italianos Daniele Massaro e Franco Baresi. Os dois jogadores não entraram em campo na conquista do Mundial de 1982 e após 12 anos tiveram a chance de levar o título contra o Brasil nos Estados Unidos, mas na disputa de pênaltis os dois veteranos desperdiçaram e a Itália ficou com o vice-campeonato.

Outro caso é o de jogadores que foram campeões mais de uma vez sem terem disputado qualquer partida de suas seleções. O brasileiro Pepe entra nesta situação assim como o goleiro compatriota Castilho, já que ambos não atuaram em 1958 e 1962. Isso também ocorreu com o goleiro italiano Masetti.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host