AP Photo/Matt Dunham

Sneijder saiu como um dos quatro artilheiros da Copa, mas sem título

11/07/2010 - 18h05

Sneijder perde chance de igualar recorde de Pelé com temporada perfeita

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apenas um detalhe atrapalhou uma temporada brilhante de Wesley Sneijder. Vice-campeão mundial, o meia holandês não conseguiu igualar uma marca que somente Pelé atingiu. O Rei do Futebol garantiu quatro títulos no mesmo ano, cinco na temporada. Em pouco menos de um mês, Sneijder levantou três troféus com a Inter de Milão, mas falhou na Copa do Mundo com a seleção nacional, no maior palco do futebol mundial em 2010.

Caso conquistasse o título na África do Sul, Sneijder poderia usar o direito de lembrar que a sua marca teria um peso maior do que a do Rei do Futebol. Pelé ganhou a Copa de 1962 com a seleção, após ter levantado, jogando pelo Santos, os troféus do Campeonato Paulista, da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes.

Vale lembrar que Pelé também ganhou a Taça Brasil de 1962 com o Santos, mas o campeonato terminou apenas no ano seguinte.

Sneijder ainda terá a chance de conquistar o quarto título da temporada se levantar a taça de campeão do Mundial de clubes com a Inter de Milão no final do ano. 

No entanto, o brasileiro se machucou no segundo jogo da primeira fase do Mundial do Chile e viu Mané Garrincha definir o título para a seleção brasileira. Sneijder, por sua vez, liderou o meio-campo da Inter de Milão nas conquistas do Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga dos Campeões.

Na África do Sul, manteve o ritmo ao disputar todas as partidas da campanha vitoriosa da Holanda. O meia marcou cinco gols e liderou a Oranje até a semifinal do Mundial. Na decisão, passou em branco e não evitou a derrota por 1 a 0. Ficou no quase e terá que esperar a próxima oportunidade: na temporada 2014, que termina com a Copa no Brasil.

Além de Sneijder, a façanha de Pelé foi perseguida por outro grande nome na história do futebol. O alemão Franz Beckenbauer chegou perto em 1974, quando conquistou a Copa do Mundo com a seleção após ter vencido, com o Bayern de Munique, o Campeonato Alemão e a Liga dos Campeões, na época chamada de Copa da Europa. Faltou apenas a Copa da Alemanha.

Com menos nome no futebol, o francês Christian Karembeu também ficou pelo caminho. Ele havia faturado, com o Real Madrid, a Liga dos Campeões semanas antes de se consagrar campeão do mundo com a camisa da França, em 1998.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host