Lluis Gene/AFP

Villa tenta jogada durante vitória na final da Copa: sem gols, artilharia foi dividida

11/07/2010 - 18h05

Sneijder e Villa zeram na final e Copa tem artilharia 'dividida' pela 3ª vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O holandês Sneijder e o espanhol Villa passaram em branco na final da Copa do Mundo, neste domingo. Sem balançar as redes, os finalistas terminam a competição com cinco gols e ‘dividem’ a artilharia com outros dois concorrentes. Esta é a terceira vez na história dos Mundiais em que a artilharia termina empatada. No entanto, no critério de desempate, o alemão Müller levará o prêmio Chuteira de Ouro.

CHUTEIRA DE OURO

Jogador
Gols
Assist.
Min. jogados
MÜLLER

5

3

473

VILLA

5

1

635

SNEIJDER

5

1

652

Na vitória espanhola por 1 a 0 neste domingo, nem Sneijder nem Villa deixaram suas marcas e dividem o posto de maior goleador da Copa do Mundo da África do Sul com Müller e o uruguaio Forlán – ambos fizeram seus quintos gols na disputa de terceiro lugar, que terminou com triunfo germânico por 3 a 2 no sábado.

Mesmo com a artilharia dividida, tanto Sneijder quanto Villa asseguraram o ineditismo ao prêmio deste ano. É a primeira vez que um holandês ou um espanhol lideram a lista. Forlán também é o primeiro uruguaio a ficar na artilharia. Müller, por sua vez, é o terceiro alemão artilheiro – Gerd Mueller em 1970 e Klose em 2006 foram seus antecessores.

Nas 18 edições anteriores, somente em duas oportunidades o artilheiro teve que dividir o status. Na Copa-1994, o russo Salenko e o búlgaro Stoichkov ficaram no topo da lista com seis gols. Em 1962, seis jogadores terminaram empatados no posto de maior goleador.

No Mundial do Chile, Florian Albert (Hungria), Valentin Ivanov (União Soviética), Garrincha (Brasil), Drazen Jerkovic (Iugoslávia), Vavá (Brasil) e Leonel Sanchez (Chile) marcaram quatro gols e dividiram o status de goleador.

Desempate

Com a igualdade de cinco gols entre Sneijder, Villa, Müller e Forlán, a Fifa utilizou o número de assistências e tempo em campo para definir o ganhador da Chuteira de Ouro. E o alemão levou a melhor sobre os concorrentes.

Müller soma três assistências e 473 minutos em campo. Villa, Sneijder e Forlán terminam a Copa com apenas um passe para gol e os três somam mais minutos jogados do que o alemão.

Além do status de artilheiro e dono da Chuteira de Ouro, Müller ganha quatro dias de hospedagem em hotel seis estrelas em Rustemburgo. Um patrocinador da Copa ofereceu a estadia na Suíte do Rei, que tem diária estimada em R$ 15 mil.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host