11/07/2010 - 06h38

Muçulmanos da Holanda asseguram que "Alá está com a Laranja"

Da EFE
Em Bruxelas (BEL)

A União de mesquitas marroquinas de Amsterdam (UMMAO) manifestou neste domingo seu apoio à seleção holandesa para a final da Copa do Mundo, um gesto carregado de simbolismo após o forte respaldo que recebeu a extrema direita do antimuçulmano Geert Wilders (PVV) nas eleições antecipadas de junho passado.

"Alá está com a Laranja", assegurou a UMMAO em comunicado divulgado neste domingo, e publicado no jornal Algemeen Dagblad. Segundo a organização, a seleção holandesa, na qual jogam vários jogadores muçulmanos, é "um exemplo para o mundo de diversidade cultural e religiosa".

"Esta é a Holanda de verdade", afirma a UMMAO, "diversa, esportiva e centrada em conseguir resultados", em referência ao multiculturalismo do país no qual vivem cerca de um milhão de muçulmanos.

"Estamos orgulhosos e desejamos a nossos jogadores toda a sorte com a final", acrescenta a nota. O apoio da UMMAO à seleção holandesa é especialmente importante depois que uma parte da população do país refletiu nas urnas sua rejeição a esta comunidade.

O pleito adiantado representou um importante giro à direita na Holanda e deixou o partido de Wilders como a terceira maior legenda do país, com um espetacular avanço em seu número de cadeiras frente as eleições anteriores (de 9 a 24), por isso que aspira a fazer parte da nova coalizão de Governo, ainda em negociações.

O polêmico Wilders ganhou fama na Holanda por suas opiniões antimuçulmanas e declarações nas quais compara o Islã com o fascismo ou chama o profeta Maomé de "bárbaro".

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host