11/07/2010 - 08h18

Final da Copa do Mundo baterá recordes de audiência, diz Fifa

Da EFE
Em Johanesburgo (AFS)

A final da Copa do Mundo entre Holanda e Espanha neste domingo vai bater recordes de audiência em todo o mundo, superando a marca de 760 milhões de telespectadores registrada pela partida pelo título do Mundial de 2006, segundo a Fifa.

"Não queremos especular, mas esperamos que a audiência da final desta noite seja a maior da história, acima dos 760 milhões de quatro anos atrás", afirmou Niclas Ericson, diretor da divisão de televisão da Fifa.

Na Espanha e na Holanda, diz Ericson, "todos os recordes (de audiência) serão batidos. Na Holanda, a audiência supera 90% de share (porcentagem dentre os televisores ligados no horário)".

"Até dezembro, quando os dados correspondentes a 100 países serão auditados e os cálculos dos restantes, somados, não haverá números definitivos, mas todos os radiodifusores estão oferecendo dados muito bons", conta o diretor.

Ericson ressaltou o recorde absoluto de telespectadores registrado na Alemanha durante a semifinal contra a Espanha, com 32 milhões de espectadores e uma audiência superior a 90%.

"Apesar de o mercado televisivo ter se fragmentado e haver muitos canais, parece que houve coincidência na hora de ver o Mundial. Nos Estados Unidos, a audiência aumentou 50%. Em geral, os números são muito mais altos no mundo todo, mas não dispomos de dados auditados", explicou.

Ericson ressaltou que os recordes também estão caindo "em transmissões pela internet e em telefones celulares".

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host