11/07/2010 - 19h15

Campeão, Del Bosque deixa a sisudez de lado e sorri pela primeira vez

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)*

E Vicente Del Bosque sorriu. “Estávamos esperando há 50 dias por esta dia”, disse o primeiro técnico a levar a Espanha ao título da Copa do Mundo, famoso pela frieza com que celebrou os gols da seleção ao longo do Mundial. Antes da final contra a Holanda, o técnico chegou a ser questionado sobre a sua sisudez e disse que sorriria com o título.

Solícito, e sorrindo, deu inúmeras entrevistas na chamada zona mista, área reservada para os jornalistas depois dos jogos. “A Espanha teve momentos difíceis com a Suíça, Paraguai e Alemanha e, como hoje, soube superá-los”, disse. “Foi uma partida complicada, muito difícil, mas nossos jogadores foram fantásticos”.

 

O técnico ressaltou a boa estrutura do futebol espanhol como um fator importante na conquista: “O título mostra que valeu a pena investimos em categorias de base, nos clubes, nos jogadores. Temos uma boa estrutura.”

 

Questionado se planeja continuar à frente da Fúria, Del Bosque sorriu mais uma vez e disse apenas: “Espero que sim”. E voltou a elogiar os seus comandados: “Devemos tudo aos 23 jogadores. Foram 50 dias sem nenhum incidente e é para ficar orgulhoso com eles. Isso tem um valor incalculável para a Espanha”.

*Atualizada às 21h30

 

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host