10/07/2010 - 11h04

Rajevac, técnico de Gana: "mão de Suarez não foi de Deus, mas sim do demônio"

Das agências internacionais
Em Sofia (Bulgária)
  • Na considerada por muitos como sendo a imagem da Copa, Luis Suárez evita o gol de Gana no último lance do jogo e provocou um debate mundial sobre a atitude

    Na considerada por muitos como sendo a "imagem da Copa", Luis Suárez evita o gol de Gana no último lance do jogo e provocou um debate mundial sobre a atitude

O técnico de Gana, Milovan Rajevac, ainda não se conformou com o lance em que o atacante Luiz Suarez, do Uruguai, salvou um gol com as mãos no último minuto da partida entre as duas equipes, nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2010.

“Alguns dizem que Suarez é um herói e que ele agora deve se sentir orgulhoso”, disse o sérvio Rajevac a jornalistas da Bulgária, uma semana após a partida.

“Usem a cabeça, amigos. Ele não é um herói, é um trapaceiro normal. Que mão de Deus? Foi a mão do demônio”, continuou esbravejando o treinador.

A chamada “Mão de Deus” de Suarez evitou que Gana fosse a primeira seleção africana a chegar entre as quatro melhores de uma Copa do Mundo e gerou um debate mundial. O lance resultou em pênalti que o principal jogador ganês, Asamoah Gyan, desperdiçou chutando a bola no travessão. A partida estava empatada em 1 a 1 e foi encerrada logo em seguida. Após uma prorrogação sem gols, o Uruguai venceu na disputa por pênaltis pelo placar de 4 a 2.

Suarez foi alçado ao status de herói na América do Sul e vilão na Europa e na África. Gana foi o único país do continente africano a continuar na disputa após a primeira fase.

“A Fifa deveria mudar as regras após essa fraude”, pediu Rajevac. “Os árbitros deveriam permitir o gol e não marcar o pênalti quando alguém para a bola com as mãos dessa maneira. Acredito que poderíamos ir até a final e dar ao mundo uma grande surpresa, um campeão mundial africano. Mas tudo acabou após Gyan errar o lance e nós perdemos uma partida que deveríamos ter vencido. Isso é muito doloroso”, lamentou o treinador.

Rajevac afirmou que gostaria de continuar seu trabalho com o time africano, mas precisa conversar com a federação de Gana sobre uma extensão de seu contrato.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host