10/07/2010 - 10h07

Jornalista britânico é liberado após acusação de ter ajudado invasor

Das agências internacionais
Em Cidade do Cabo (África do Sul)
  • Jornalista Simon Wright, que teria ajudado na invasão de vestiário, deixa tribunal na África do Sul

    Jornalista Simon Wright, que teria ajudado na invasão de vestiário, deixa tribunal na África do Sul

Um juiz sul-africano libertou neste sábado o jornalista Simon Wright, do tablóide britânico Sunday Mirror, que havia sido acusado de tentar burlar a segurança da Copa do Mundo.

O Ministério Público retirou as acusações após Simon Wright ter admitido que infringiu a lei de imigração do país, recebendo uma multa de 700 rands (aproximadamente R$ 162).

As autoridades sul-africanas inicialmente alegaram que Wright estava envolvido em uma tentativa “orquestrada” de burlar a segurança da Copa do Mundo depois de um homem ter encontrado uma forma de invadir o vestiário da seleção inglesa no empate em 0 a 0 com a Argélia pela primeira fase.

Eles alegaram que Wright entrevistou o invasor, Pavlos Joseph, enquanto a polícia estava procurando por ele. Após o incidente, Joseph concedeu uma entrevista exclusiva ao Sunday Mirror contando como fez para invadir o vestiário. O invasor acabou preso no dia 28 de junho e pagou U$ 100 (R$ 176,10) após admissão de culpa.

O chefe da polícia sul-africana Bheki Cele afirmou que Wright admitiu ter abrigado e entrevistado Pavlos Joseph enquanto a polícia procurava por ele. O jornalista havia reservado um hotel para o invasor utilizando dados falsos, além de ter feito um contrato por entrevistas exclusivas por sete dias.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host