10/07/2010 - 14h03

Fifa reconhece três gols irregulares e dois mal anulados na Copa

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Fifa não cita, mas gol em que L. Fabiano ajeita a bola por duas vezes com o braço deve compor lista

    Fifa não cita, mas gol em que L. Fabiano ajeita a bola por duas vezes com o braço deve compor lista

Sem especificar quais, o comitê de arbitragem da Fifa reconheceu, neste sábado, que dos 139 gols marcados nas primeiras 62 partidas da Copa três foram irregulares. Depois de analisar todas as partidas, o comitê informou também que dos 15 gols anulados dois foram gols legais.

É possível especular quais teriam sido os três gols irregulares. O segundo gol de Luis Fabiano contra Costa do Marfim, na vitória do Brasil por 3 a 1, certamente está entre os três que deveriam ter sido anulados. As câmeras mostraram muito claramente que o atacante utilizou o braço para marcar.

Outro gol cujas imagens da televisão apontaram uma irregularidade muito visível foi o de Tevez, da Argentina, na vitória por 3 a 1 sobre o México, pelas oitavas de final. O atacante argentino estava impedido quando recebeu a bola de Messi.

Um terceiro gol irregular foi o assinalado por Sneijder, na vitória da Holanda por 3 a 2 sobre o Uruguai, nas semifinais. O atacante Van Persie, em posição de impedimento, evitou tocar na bola, tirando o pé, o que caracterizou participação no lance.

Um dos gols mal anulados certamente foi o de Maurice Edu, dos Estados Unidos, no empate por 2 a 2 com a Eslovênia. O gol seria o da virada americana, que começou perdendo a partida por 2 a 0.

Ainda segundo a análise das 62 primeiras partidas, houve cinco decisões relacionadas à bola ter entrado ou não no gol, com acertos em quatro delas. O erro, neste caso, foi o gol de Lampard, da Inglaterra, na derrota por 4 a 1 para a Alemanha. O chute do meia inglês entrou mais de 20 centímetros, mas nem o árbitro nem seu auxiliar o consideraram válido.

Na avaliação do comitê de arbitragem da Fifa, os árbitros acertaram em todos os 15 pênaltis assinalados na Copa. Mas, analisadas 45 situações em que decidiram não marcar pênalti, em cinco delas cometeram erro.

Um único dado positivo na avaliação da Fifa diz respeito ao fair play. Houve uma significativa redução no número de cartões vermelhos e amarelos aplicados em relação à Copa de 2006. Na Alemanha houve uma média de 4,8 amarelos por partida e 0,44 vermelhos. Na África do Sul, ainda faltando duas partidas, foram 3,7 amarelos e 0,26 vermelhos, em média, por jogo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host