Getty Images

Reticente à adoção da tecnologia, Fifa diz que árbitros acertaram 96% das decisões

10/07/2010 - 09h59

Fifa minimiza série de erros e considera um sucesso arbitragem na Copa

Das agências internacionais
Em Derderpoort (África do Sul)

Criticada por decisões erradas e polêmicas, a arbitragem da Copa do Mundo ganhou o afago da Fifa, que considerou um “grande sucesso” o desempenho de juízes e auxiliares no torneio. Embora reconheça que houve alguns erros no apito durante o Mundial, a entidade que no geral o nível dos árbitros foi altíssimo.

De acordo com o chefe de arbitragem da Fifa, José Maria Aranda, nos 62 jogos disputados, o percentual de acerto dos árbitros foi de 96%.

"É um grande sucesso. Não se trata de uma opinião, mas sim de um fato”, exaltou Aranda

Apesar de a Fifa manifestar enorme aprovação aos juízes, cresce a pressão para que a arbitragem ganhe o auxílio da tecnologia.

Entre os recursos solicitados para facilitar o trabalho dos árbitros estão as bolas e linhas do gol com sensores (que acionariam quando a bola ultrapassasse a linha do gol), além do uso do replay para esclarecer lances decisivos.

A Fifa, porém, se mostra reticente à adoção de aparelhagens, cogitando apenas aumentar o efetivo de auxiliares fora de campo.

Nesta Copa, diversas jogadas ficarão marcadas negativamente. O gol de Lampard que o árbitro não viu, na derrota da Inglaterra diante da Alemanha, 4 a 1. O placar apontava 2 a 1 para os alemães quando Lampard marcou. A bola bateu no travessão e depois dentro do gol.

Já na vitória da Argentina sobre o México, 3 a 1, Tevez marcou um gol irregular. A arbitragem validou a jogada. Segundos depois, juiz e auxiliar conferiram o erro no telão do estádio, mas mesmo assim não mudaram a decisão anterior. Árbitro desse jogo, o italiano Roberto Rosetti se aposentou.

Os EUA saíram prejudicados diante da Eslovênia, ao terem gol anulado no segundo tempo, tento que representaria a virada do time norte-americano. Já o Brasil foi beneficiado pela arbitragem, que não enxergou Luís Fabiano ajeitar a bola duas vezes com a mão no gol marcado contra a Costa do Marfim.

"Nós não estamos escondendo os nossos erros ou os erros dos árbitros no campo de jogo. Eu acho que a arbitragem neste torneio tem sido mais do que boa", responde o chefe de arbitragem da Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host