John MacDougall/AFP

Thomas Müller e Mesut Özil são os principais candidatos a revelação do Mundial

10/07/2010 - 06h00

Favorita a ter terceiro eleito revelação em Copas, Alemanha cai em tradição

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com destaques com até 21 anos, a Alemanha é a seleção favorita para ter pela terceira vez na história das Copas do Mundo o melhor jogador jovem da competição, com Mesut Ozil e Thomas Müller como principais candidatos, mas uma coincidência pode ter voltado a atrapalhar os alemães, já que desde 1962 o país do vencedor da Copa do Mundo não tem o melhor novato.

MELHORES JOVENS EM COPAS DO MUNDO

Ano Jogador Resultado
1958 Pelé (BRA) campeão
1962 Florian Albert (HUN) quartas
1966 Franz Beckenbauer (ALE) vice
1970 Teófilo Cubillas (PER) quartas
1974 Wladyslaw Zmuda (POL)
1978 Antonio Cabrini (ITA)
1982 Manuel Amoros (FRA)
1986 Enzo Scifo (BEL)
1990 Robert Prosinecki (IUG) quartas
1994 Marc Overmars (HOL) quartas
1998 Michael Owen (ING) oitavas
2002 Landon Donovan (EUA) quartas
2006 Lukas Podolski (ALE)

Apenas um jogador na história dos Mundiais conseguiu ser o melhor jogador até 21 anos e campeão do mundo simultaneamente, Pelé, que venceu aos 17 anos a Copa do Mundo de 1958 com a seleção brasileira e conquistou o prêmio de melhor jogador jovem, criado pela Fifa naquela edição.

Depois de Pelé, nenhum jogador que venceu a premiação da Fifa conseguiu levantar o troféu da Copa do Mundo. Curiosamente, foi um jogador alemão que chegou mais perto de igualar o brasileiro, e este foi Franz Beckenbauer, vice-campeão mundial na Inglaterra em 1966, quando perdeu para os anfitriões.

A Alemanha é o único país que conseguiu ter o melhor jogador de até 21 anos em mais de uma edição de Copa do Mundo, feito obtido na última edição do Mundial, em 2006, quando Lukas Podolski foi eleito a revelação com a campanha da equipe que obteve o terceiro lugar.

Entre os jogadores que foram escolhidos pela Fifa, apenas três tiveram títulos mundiais em suas carreiras. Além de Pelé e Franz Beckenbauer, o italiano Antonio Cabrini foi a revelação do Mundial de 1978, na Argentina, e conquistou quatro anos depois a Copa do Mundo, na Espanha.

Dos quatro semifinalistas da edição sul-africana da Copa do Mundo, a Alemanha conta com o maior número de candidatos a revelação, com seis jogadores, seguida da Espanha que tem dois e o Uruguai com um, enquanto a Holanda não tem jogadores com menos de 22 anos.

Os dois representantes espanhóis são Sergio Busquets e Javier Martinez, ambos de 21 anos, que não são os destaques da equipe, enquanto o uruguaio Nicolas Lodeiro acabou tendo sua participação reduzida no Mundial devido a uma lesão. Assim, os velozes alemães Müller e Özil devem dividir os votos para saber quem fica com o prêmio, que pode servir de consolação após a derrota para a Espanha na semifinal.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host