10/07/2010 - 15h39

Em busca da 'preparação perfeita', holandeses vão ao zoológico na véspera da final

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

“Estamos esperando por essa final há dois anos”, disse o técnico Bert van Marwijk neste sábado, véspera da decisão da Copa do Mundo de 2014 entre Holanda e Espanha. Faltando apenas 24 horas para este dia histórico, o técnico levou a equipe para um passeio matinal no zoológico, promoveu um treinamento leve à tarde e fez uma reunião com os jogadores. “Queria que a preparação fosse perfeita”, explicou.

MAIS SOBRE A FINAL DA COPA DO MUNDO

  • VIPS A Fifa divulgou a lista de personalidades que assistirão à final na área no estádio Soccer City. A lista de celebridades inclui o tenista Rafael Nadal

  • VILLA X SNEIJDER A final vale mais do que o título para a dupla. Em disputa, a artilharia, a Bola de Ouro e o título de melhor do mundo para a Fifa.

  • AFP

    FINAL TEM ORIGEM EM 1992 sucesso esportivo da Espanha é explicado pelo movimento de apoio ao esporte que começou com Olimpíadas de 1992.

  • Getty Images/Arte/UOL

    QUER SABER QUEM VENCE? Listamos 5 motivos para a Holanda vencer e 5 para a Espanha ser campeã. Você decidir em qual deve acreditar.

Sem dar detalhes sobre como a equipe vai atuar, Van Marwijk deu apenas uma boa pista. “Você precisa ter a coragem de jogar futebol contra a Espanha”, disse. “Temos que ser nós mesmos”.

Levado a comparar a sua seleção com a espanhola, Van Marwijk foi diplomático: “Acho que ambas estão muito bem organizadas e trabalharam segundo mentalidade especifica. São dois times muito estáveis, dois dos melhores times da Copa. E sublinho a palavra equipe”. O técnico lembrou que a sua seleção venceu o Brasil enquanto os espanhóis bateram a Alemanha. “Podemos jogar de um certo modo e não conceder muito terreno”, observou, sem dar mais detalhes.

Um tema inevitável em quase todas as entrevistas de Van Marwijk é o desempenho da Holanda na Copa de 1974, quando encantou o mundo com o seu “futebol total”, mas perdeu a final para a Alemanha. “Não estamos olhando para a história. Estamos só pensando na final”, disse. “Os jogadores não precisam de motivação extra. Não estamos pensando em vitórias não alcançadas do passado. Queremos ganhar a final, é o que conta.”

Van Marwijk reconhece que a partida de domingo é “a mais importante” da sua vida e da sua equipe. “Nenhum jogador holandês foi campeão do mundo, por isso é tão especial”, disse. “Mas encaramos como um jogo normal”, acrescentou.

O capitão da equipe, Giovanni van Bronckhorst, faz neste domingo a sua última partida como profissional. O jogador, que já havia anunciado previamente a sua aposentadoria para depois da Copa, se disse especialmente motivado para a final. “Dá muito orgulho estar aqui. Nem sempre alguém pode jogar uma final”.

Van Bronckhorst, autor de um golaço, na partida contra o Uruguai, falou da sua grande amizade com o meia Xavi, da Espanha: “Nos ligamos e mandamos sms para desejar o melhor para o outro. É um pouco estranho enfrentá-lo na final. Mas só um pode ganhar, e espero que seja a gente”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host