Yasuyoshi Chiba/AFP

Luís Suárez tira bola com a mão no último lance da prorrogação entre Uruguai e Gana

10/07/2010 - 19h26

'Decisivo' para queda de Gana na Copa, Suárez vira alvo de vaias da torcida

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A mão de Luís Suárez no último minuto da prorrogação do jogo pelas quartas de final, contra Gana, não foi esquecida pela torcida. Os sul-africanos presentes ao estádio Nelson Mandela Bay – com ajuda dos alemães – vaiaram o atacante uruguaio durante todo o jogo que decidiu o terceiro lugar da Copa do Mundo e que marcou a volta a campo do jogador. Ele ficou fora da semifinal pelo cartão vermelho recebido contra os Estrelas Negras.

O atacante, autor de três gols da seleção uruguaia durante o Mundial, não teve sossego e virou alvo da ira dos torcedores, descontentes com a queda da única seleção representante do continente africano na segunda fase da Copa. Oscar Tabárez, técnico da Celeste, defendeu o jogador e disse que o erro na cobrança de pênalti de Asamoah Gyan colocou muito peso para o lance protagonizado por Suárez.

Segundo o treinador, a mesma coisa não aconteceria caso a penalidade tivesse sido convertida, e o Uruguai pudesse seguir na Copa. “São reações das pessoas para que não têm explicação e são esporádicas. Reitero que isso aconteceu em outros jogos da Copa. Por exemplo, contra a Austrália ninguém se lembra do cara que foi expulso contra Gana, porque eles converteram o pênalti gerado pela bola que ele evitou que fosse gol”, opinou.

O lance lembrado por Tabárez aconteceu no primeiro tempo da partida entre Gana e Austrália. Com a mão, Harry Kewell evitou um gol de Gana e foi expulso após a jogada pelo árbitro italiano Roberto Rosetti, que também marcou pênalti. O mesmo Asamoah Gyan aproveitou o lance para empatar o jogo em 1 a 1.

Perseguido pela torcida no Nelson Mandela Bay, Suárez pouco fez na derrota por 3 a 2 para a Alemanha e perdeu destaque para os atacantes Diego Forlán e até mesmo para Edinson Cavani, que pouco havia feito na competição até então. O atacante do Ajax foi o terceiro atleta mais acionado da Celeste, mas deu apenas cinco dribles e tentou cinco finalizações, sendo três delas erradas.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host