10/07/2010 - 11h23

Cruyff ignora compatriotas Sneijder e Robben e vê Xavi como melhor da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O ex-craque holandês Johan Cruyff não precisou esperar a final da Copa para escolher o seu favorito ao prêmio Bola de Ouro. O ex-jogador do Barcelona deixou de lado seus compatriotas Sneijder e Robben e apontou o espanhol Xavi como o destaque do Mundial da África do Sul.

“Como meio-campista e organizador, para a imprensa e a torcida ele sempre está na sombra de Messi e ‘Ronaldos’. Mas o Xavi merece a Bola de Ouro, não importa se ganhará ou perderá a final”, opinou, neste sábado, segundo o jornal espanhol As.

Além de Sneijder e Robben, Xavi disputa o prêmio com seus companheiros de seleção Iniesta e David Villa, com os alemães Scweinsteiger e Mesut Özil, o uruguaio Diego Forlán, o ganense Asamoah Gyan e o argentino Messi.

Cruyff voltou a apontar a Fúria como favorita ao título. “A Espanha sempre teve bons jogadores, mas nunca uma equipe. Agora sim eles têm. A seleção funcionou muito bem nos últimos anos e, se encaixar o seu jogo, deve ganhar. Mas em uma final não importa o passado. Normalmente a Espanha joga melhor, mas isso não quer dizer que ganhará.”

Na sua opinião, quem é o melhor jogador da Copa?

O europeu de 63 anos, que já trocou farpas com os técnicos Bert Van Marwijk e Dunga por criticar o estilo de jogo de Holanda e Brasil, respectivamente, disse que a seleção laranja é muito equilibrada.

“É um time que conhece as suas virtudes e as suas falhas, e até agora colocou suas virtudes por cima. Tem dois ou três jogadores em um nível excepcional no Mundial e o nível de sua equipe subiu bastante. Além disso, tem marcado muitos gols porque não precisa de muitas ocasiões. Essa é a sua qualidade”, analisou.

Recentemente, Cruyff entregou o cargo de presidente de honra do Barça, posto concedido pelo ex-presidente Joan Laporta. “Não quero ser um problema. As pessoas demonstram tanto carinho nas ruas que, para mim, não faz falta a assembleia de sócios”, justificou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host