10/07/2010 - 12h24

Busquets vira peça fundamental e toma lugar de 'brasileiro' na Espanha

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Espanha conseguiu confirmar a condição de favorita na Copa do Mundo e está classificada à final. Alguns nomes importantes, no entanto, ficaram de fora da convocação para o Mundial da África do Sul. O brasileiro naturalizado Marcos Senna, que ganhou a Eurocopa-2008, é um dos atletas da geração vitoriosa da Fúria que não foram lembrados pelo técnico Vicente Del Bosque. Perseguido por lesões, o volante perdeu espaço para o jovem Sergio Busquets.

Após a vitória na Euro, Senna manteve seu lugar no time e jogou toda a partida contra a Bósnia, primeira partida das eliminatórias da Copa. Mas o momento físico do atleta do Villarreal, de 33 anos, na última temporada foi decisivo para a sua saída da seleção. “Fiquei triste por não estar. Estive nesse excelente grupo na Eurocopa e vivi momentos históricos da minha carreira com a seleção”.

Senna perdeu espaço para uma grande promessa do futebol espanhol. Jogador do Barcelona, Busquets se transformou em arma fundamental da equipe e fez a torcida esquecer do então titular. “Sou muito jovem, mas estou me sentindo bem o tempo todo na Copa. Estou muito feliz com minha forma, mas o importante é a equipe, sem a ajuda de meus companheiros eu não estaria neste nível”, comentou o volante de 21 anos.

Quando a Espanha ergueu o troféu da Euro, Busquets ainda não havia estreado pela equipe principal do Barcelona. Sua primeira partida pelo clube aconteceu em setembro de 2008. O volante competiu por uma vaga com Yaya Touré e Seydou Keita. O jovem espanhol ganhou a preferência do técnico Guardiola e começou a ser visto como um possível substituto de Senna.

O brasileiro naturalizado espanhol participou de oito das dez partidas das eliminatórias. Entretanto, o crescimento de Busquets e a sequência de lesões não permitiram que Senna pudesse estar no grupo que tenta comprovar que é a melhor Fúria da história.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host