10/07/2010 - 12h40

Árbitro da final quer passar desapercebido; mulher diz que juiz não apita nem com os filhos

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Gilberto Silva argumenta com Webb durante jogo contra o Chile, que o juiz inglês também apitou

    Gilberto Silva argumenta com Webb durante jogo contra o Chile, que o juiz inglês também apitou

O inglês Howard Webb se diz "muito orgulhoso" de poder realizar o sonho de apitar a final da Copa do Mundo, para a qual espera que muito se fale do jogo e pouco da arbitragem. Ainda que, sua mulher, em tom de brincadeira, tenha declarado que Webb não tem moral nem para apitar na vida de seus filhos.

Em coletiva de imprensa neste sábado, em Johanesburgo, Webb comentou suas expectativas para a partida entre Espanha e Holanda. “Esperamos fazer uma boa partida, o que significa que não se fale dos árbitros e sim da excelente partida que se jogou”, declarou o juiz inglês, de 39 anos, que trabalha como policial quando está fora dos gramados.

“Estamos muito contentes, é uma honra maravilhosa, um privilégio. Estaremos muito orgulhosos de mostrar a qualidade dos árbitros ingleses”, completou o responsável pelo comando da final entre espanhois e holandeses, um jogo para o qual o Webb afirma que não espera muitos problemas.

“Os dois finalistas são equipes ‘fair-play’, ambos têm boa reputação e tiveram poucos problemas disciplinares”, comentou Webb, que apitou a derrota da Espanha diante da Suíça por 1 a 0, na estreia da Fúria na Copa, em partida após a qual recebeu críticas da imprensa ibérica. Habituado à pressão da mídia, o árbitro releva a situação.

“Sempre haverá comentários sobre nossas decisões, mas estamos acostumados. Não é sempre que nos agrada, mas entendemos o mundo em que vivemos”, reconheceu o juiz, que terá como assistentes os também ingleses Mike Mullarkey e Darren Cann.

"Não apita nem em casa"

Durante a coletiva de imprensa deste sábado, Webb estava aparentemente relaxado e, em tom de brincadeira por parte dos jornalistas, foi questionado sobre as declarações de sua mulher, que disse que o árbitro não tem autoridade sequer com seus filhos em casa – que dirá para controlar uma partida entre 22 homens.

“Vou conversar com minha esposa quando voltar pra casa”, respondeu Webb entre gargalhadas.”Ela contou essa piada, mas é uma mulher maravilhosa e asseguro a vocês que nossos filhos se comportam muito bem. Apesar do fato de estarmos longe de casa há seis semanas”, conclui bem-humorado o juiz da final.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host