10/07/2010 - 09h11

Após ausência na abertura, Itália entra em palco da final com Cannavaro

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • AP/Luca Bruno

    Capitão do tetra italiano, Fabio Cannavaro entrará
    no Soccer City com o troféu que levantou em 2006

  • Kim Ludbrook/EFE

    Francês Patrick Vieira foi o convidado para entregar
    taça a Danny Jordan no show de abertura da Copa

Campeã mundial em 2006, a Itália sequer passou da primeira fase da Copa do Mundo de 2010. Mesmo assim, o país estará representado na final deste domingo entre Holanda e Espanha, às 15h30 (horário de Brasília). Após ausência na abertura na África do Sul, a Azzurra aparece na decisão e se ‘despede’ do troféu, que será levado ao gramado do Soccer City pelo capitão do tetra, Fabio Cannavaro.

A taça da Copa do Mundo entrará em campo pelas mãos do último capitão que a levantou. O zagueiro italiano foi símbolo do quarto título da Azzurra e chegou até a ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2006. No entanto, o ainda capitão Cannavaro também representou a queda precoce italiana – falhou em dois jogos da eliminação na primeira fase.

“Fabio Cannavaro levará o troféu. A taça estará em campo quando as duas equipes entrarem e poderá ser vista e fotografada antes da partida”, informou a organização.

Dona do título de 2006, a Itália ficou de fora do show de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. Na ocasião, o francês Patrick Vieira foi o convidado para entregar a taça ao presidente do (COL) Comitê Organizador Local, Danny Jordan.

A atitude repercutiu mal na Itália. O presidente da FIGC (Federação Italiana de Futebol), Giancarlo Abete, classificou como erro da Fifa a escolha do francês para participar do evento e disse que não recebeu convite oficial para ter um representante da seleção campeã na cerimônia.

Holanda e Espanha se enfrentam às 15h30 deste domingo no estádio Soccer City, em Johanesburgo, para definir um campeão inédito. A Laranja Mecânica disputa sua terceira final e tenta apagar os vices em 1974 e 1978. A Fúria, por sua vez, chega à primeira decisão.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host