09/07/2010 - 14h52

Sneijder minimiza poder igualar feito de Pelé se conquistar título mundial

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)
  • Sneijder faz trabalho físico em treino fechado da Holanda para a final da Copa do Mundo

    Sneijder faz trabalho físico em treino fechado da Holanda para a final da Copa do Mundo

O meia holandês Wesley Sneijder não fez mais de mil gols, e dificilmente fará em sua carreira, não participou de três conquistas de Copa do Mundo e de dois Mundiais de Clubes, mas pode igualar um dos principais feitos da carreira de Pelé, o de ganhar os quatro títulos mais importantes que disputou na temporada.

Com 21 anos, Pelé ganhou a Copa de 1962 com a seleção, após ter levantado, jogando pelo Santos, o Campeonato Paulista, a Taça Brasil e a Copa Libertadores.

Por sua vez, Sneijder, de 26 anos, venceu até agora a Copa da Itália, o Campeonato Italiano e a Liga dos Campeões pela Inter de Milão, além de estar se preparando para a final do Mundial da África do Sul, que será disputada neste domingo, às 15h30 (de Brasília), em Johanesburgo.

Posteriormente, Pelé venceu também o Mundial de clubes, algo que Sneijder poderá conseguir no fim deste ano. “Essas estatísticas são os menores dos meus problemas”, afirmou o holandês. “Posso ser o primeiro europeu a conseguir isso, mas meu espírito e meu pensamento estão apenas voltados ao título mundial. E ponto.”

Se a Espanha não impedir o meia holandês, o quádruplo de Pelé pode finalmente ser igualado, porque nenhum outro jogador conseguiu essa façanha, sendo que muitos tentaram e até se aproximaram.

O alemão Franz Beckenbauer chegou perto em 1974, quando conquistou a Copa do Mundo com a seleção após ter vencido, com o Bayern de Munique, o Campeonato Alemão e a Liga dos Campeões, na época chamada de Copa da Europa. Faltou apenas a Copa da Alemanha.

O francês Christian Karembeu havia faturado com o Real Madrid a Liga dos Campeões quando, em 1998, se consagrou campeão do mundo com a camisa da França.

A coleção de troféus de Sneijder foi objeto de brincadeiras de seus companheiros e até de adversários, segundo contou o próprio meia.

O holandês recebeu de seu antigo companheiro de Real Madrid Sergio Ramos uma mensagem no telefone celular que dizia: "você já ganhou muitos títulos este ano, deixe algum para os outros".

"Também me falam da Bola de Ouro e do título de artilheiro do torneio, mas se eu entrar em campo com todas essas histórias na cabeça, não vou conseguir pensar no futebol", disse o Sneijder.

O meia tem cinco gols feitos no Mundial e está empatado com o espanhol David Villa na liderança da artilharia. Além disso, é um dos dez indicados pela Fifa ao prêmio da Bola de Ouro da Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host