09/07/2010 - 17h15

Platini sofre mal súbito por gripe e passa a noite no hospital para observação

Alexandre Sinato e Luiza Oliveira
Em Johanesburgo (AFS) e São Paulo*
  • Michel Platini passou mal enquanto jantava em Joanesburgo e foi internado em um hospital

    Michel Platini passou mal enquanto jantava em Joanesburgo e foi internado em um hospital

O presidente da Uefa, Michel Platini, causou um susto nesta sexta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul. O ex-jogador teve um mal súbito enquanto jantava no restaurante Pigalle, na região de Sandton. O ídolo francês foi acudido por um brasileiro e precisou ser hospitalizado. Horas depois, a Fifa divulgou um comunicado dizendo que a causa foi uma forte gripe.

Platini perdeu os sentidos e caiu da cadeira sem esboçar qualquer reação. As pessoas presentes ficaram assustadas, enquanto o diretor da rádio Itatiaia Claudio Carneiro, ao perceber a situação, teve a iniciativa de ajudá-lo e pedir socorro.

Segundo a coordenadora de esportes da rádio mineira Úrsula Nogueira, Carneiro prestou os primeiros socorros, fazendo respiração boca-a-boca e massagem cardíaca. Aos poucos, Platini recuperou a consciência até ser levado para o hospital de ambulância.

Nas primeiras horas, não havia uma informação precisa sobre as causas do mal súbito, o que gerou informações desencontradas por parte da imprensa mundial. Especulou-se que foi um princípio de infarto, colapso por stress e crise de pressão baixa. Precavida, a Fifa divulgou um comunicado oficial esclarecendo o ocorrido.

"Michel Platini, presidente da Uefa, desmaiou esta noite depois de se sentir mal com sintomas da gripe nos últimos dias. Ele foi levado para um hospital de Johanesburgo para alguns exames. Diferentemente de alguns veículos da mídia esportiva, não foi descoberto nenhum sinal de problema cardíaco. O senhor Platini ficará em observação durante a noite por medidas de precaução."

Depois de divulgado o incidente, vários veículos da imprensa de todo o mundo foram para o hospital Morningside Medi-Clinic tentar conseguir alguma informação. De acordo com a ESPN, um número de 30 a 40 jornalistas aguardavam na porta.

O dirigente máximo da Uefa jantava ao lado de Gerard Houllier (ex-técnico do Liverpool) e Andy Foxborough (ex-treinador da Escócia) e do ex-assessor de imprensa da Fifa Alain Leblang. Os paramédicos chegaram cerca de 20 minutos depois de chamados, acomodaram Platini numa maca e o conduziram para o hospital Morningside Medi-Clinic.

*Atualizado às 19h27

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host