09/07/2010 - 10h28

Fãs que perderam semifinal por caos aéreo receberão indenização abaixo do prejuízo

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Torcedor alemão se desespera com a derrota para a Espanha na semifinal da Copa do Mundo

    Torcedor alemão se desespera com a derrota para a Espanha na semifinal da Copa do Mundo

Os torcedores que perderam a semifinal entre Alemanha e Espanha por conta do caos aéreo no aeroporto de Durban serão parcialmente compensados pelo dano, anunciaram autoridades do setor nesta sexta-feira. No entanto, o valor das indenizações terá uma média que mal beira os 90 dólares por pessoa, enquanto algumas pessoas afetadas dizem ter sofrido um prejuízo de até quatro mil dólares.

Centenas de torcedores deixaram de assistir o confronto decisivo na última quarta-feira depois que o aeroporto de Durban atrasou ou cancelou aterrissagens, mandando naves retornarem e pousarem em outros locais.

A Companhia de Aeroportos da África do Sul (ACSA) declarou que, entre as causas que provocaram a confusão, estão o mau tempo, o tráfego acima do esperado e os aviões de famosos e outras personalidades que se recusaram a sair do aeroporto King Shaka, de Durban, apesar de um combinado prévio determinando o contrário.

Cerca de 600 passageiros perderam a partida após seus vôos serem mandados de volta para outras cidades, principalmente Johanesburgo e Cidade do Cabo.

Dirigente da ACSA, Monhla Hlahla pediu desculpas publicamente pelo ocorrido. “Decidimos que iremos colocar à disposição uma pequena quantia de 400 mil rands (ou 52.850 dólares) para compensar”, declarou à ‘Talk Radio 702’ Hlahla, que ocupa o cargo chefe-executivo da entidade.

No entanto, o valor da compensação financeira mal chega a 90 dólares por cabeça, enquanto alguns passageiros declaram ter gasto quase quatro mil dólares com passagens aéreas e o ingresso para a semifinal da Copa do Mundo.

O imbróglio gerou revolta entre alguns dos prejudicados. Um torcedor alemão foi intimado a comparecer a um tribunal nesta sexta-feira sob a acusação de ter agredido um membro da tripulação de seu voo, após se dar conta de que retornaria à Port Elizabeth e perderia a partida para a qual havia se programado há meses.

“Ele se comportou de uma maneira violenta com um membro da tripulação e comparecerá ao tribunal hoje [sexta-feira]”, disse Mthunzi Mhaga, porta-voz da promotoria nacional sul-africana.

A ACSA declarou ainda que irá assegurar que o problema não voltará a ocorrer na final da Copa do Mundo, em Johanesburgo, quando Holanda e Espanha brigarão pelo título no estádio Soccer City. Caso aeronaves voltem a se recusar a deixar o aeroporto, a ACSA ameaçou rebocá-las para livrar o caminho.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host