08/07/2010 - 14h35

Com equipe da Globo em postos-chave, Brasil lança logomarca da Copa de 2014

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer*
Em Johanesburgo (África do Sul)

Depois de passar a pão e água durante a era Dunga, a Rede Globo deu sinais de que voltará a viver tempos de maior proximidade com a seleção brasileira. Na festa de apresentação da logomarca da Copa de 2014, realizada nesta quinta-feira, em Johanesburgo, figuras-chave da emissora tiveram papel de destaque.

O diretor Luiz Gleiser, da emissora, dirigiu a festa, transmitida ao vivo pela Globo, e também pelos canais pagos ESPN, SporTV e BandSports. Os atores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima, do elenco da emissora, foram os mestres de cerimônia do evento. O vídeo que apresentou ao público as atrações do Brasil – um país sem “vulcões, furacões, terremotos” – foi narrado pelo jornalista Renato Machado, apresentador do “Bom Dia Brasil”.

Outros funcionários da emissora também tiveram tratamento especial. Alguns jornalistas, como Fátima Bernardes, apresentadora do “Jornal Nacional”, se sentaram na área reservada aos convidados, bem distante do setor destinado à imprensa

Sentado entre os presidentes da CBF, Ricardo Teixeira, e da Fifa, Sepp Blatter, o presidente Lula discursou, prometendo transparência nos gastos públicos e uma “Copa verde”, preocupada com o meio-ambiente. Antes de ler o seu discurso, Lula agradeceu a presença dos ex-jogadores presentes, Carlos Alberto Torres, Romário, Bebeto, Cafu. Michel Platini e Franz Beckenbauer, fazendo piadas e cometendo uma série de erros históricos.

Lula chamou Teixeira e Blatter de “companheiros” e também dedicou palavras carinhosas a João Havelange, ex-presidente da Fifa, “um brasileiro excepcional”. E prometeu, dirigindo-se ao presidente da CBF: “Não serei presidente depois de 1º de janeiro de 2011, mas continuarei brasileiro. Pode contar comigo para ajudar a fazer a melhor Copa do Mundo. O Brasil será capaz disso”, disse.

Blatter louvou a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014: “Futebol é uma religião no Brasil. Vocês escreveram a história do futebol. Vocês foram campeões cinco vezes, certo? A última vez que vocês organizaram a Copa foi em 1950. Estamos felizes”, disse o presidente da Fifa;

Presidente do comitê organizador da Copa 2014, Teixeira, por seu lado, prometeu: “2014 será uma celebração impecável e inesquecível”.

*Atualizado às 14h43

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host