08/07/2010 - 14h36

Lula comete gafes futebolísticas em discurso sobre a Copa de 2014

Maurício Stycer*
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Lula na chegada à cerimônia na África do Sul; político errou ao lembrar ex-jogadores em discurso

    Lula na chegada à cerimônia na África do Sul; político errou ao lembrar ex-jogadores em discurso

Apaixonado por futebol e corintiano roxo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escorregou ao homenagear ex-jogadores presentes no lançamento da logomarca Copa de 2014. Ao lembrar de Bebeto, Beckenbauer e Platini, o presidente foi impreciso e cometeu duas gafes.

Em uma sessão de cumprimentos antes de seu discurso oficial, Lula falou de improviso sobre cada um dos ex-jogadores presentes. Ao falar de Romário, observou: "Se você fosse titular em 1990 com o Bebeto a gente seria campeão". A frase pode sugerir que Bebeto era titular na ocasião, quando na verdade o ataque de 90 era formado por Muller e Careca.

Instantes depois, Lula lembrou da eliminação do Brasil diante da França, em 1986, que teve Michel Platini com protagonista. O presidente lamentou um suposto gol de pênalti do ex-jogador, que na verdade não ocorreu. Na disputa que definiu a queda do time de Telê Santana, Platini perdeu sua cobrança. Platini marcou o gol da França durante a partida, que terminou empatada em 1 a 1.

O último equívoco aconteceu com Franz Beckenbauer. Primeiro, Lula disse: "Depois de mim e do Pelé, foi o melhor jogador que vi jogar". Em seguida, lembrou da atuação do alemão com um dos braços enfaixados na semifinal de 1970, contra a Itália, mas se atrapalhou e disse que o incidente teria acontecido na Copa de 1966.

Ao final da cerimônia, o presidente falou mais sobre futebol. Disse que tinha a convicção que o Brasil seria campeão na África do Sul. “Futebol é complicado”, disse Lula. “Em 2006, se você olhar a quantidade de craques que o Brasil tinha, devíamos ser campeões. Este ano, não tinha nenhuma seleção melhor que o Brasil. Mas levamos dois gols de cabeça e estamos fora da Copa”.

Questionado sobre o futuro técnico da seleção, Lula fez piada: “Não estou preparado para ser técnico, mas para dar palpite eu posso”, disse. “Mas não quero indicar ninguém”.

Lula voltou a falar sobre um tema que já havia abordado nesta viagem pela África: o continuísmo na CBF. O presidente observou que, quando era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, era possível se reeleger para um mandato. “Mas a CBF é uma entidade privada. Eles resolvem do jeito que acharem melhor”. Ricardo Teixeira preside a entidade desde 1989.

O presidente desistiu de assistir a final da Copa, no domingo. Disse que a agenda em sua viagem foi muito puxada e que está cansado. “Já tenho 64 anos e preciso descansar”.

*Atualizado às 16h20

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host