08/07/2010 - 08h55

Espanha 'estraga' teoria de matemáticos que apontavam título alemão

Das agências internacionais
Em Port Elisabeth (África do Sul)
  • Jogadores da Espanha comemoram o gol de Puyol que garantiu a classificação à final com a Holanda

    Jogadores da Espanha comemoram o gol de Puyol que garantiu a classificação à final com a Holanda

Antes mesmo de a Copa do Mundo começar, a seleção da Espanha era apontada como favorita por muitos para ficar com o título. Mesmo assim, um grupo de matemáticos resolveu “apostar” contra a “Fúria” ao prever erroneamente a Alemanha como campeã do Mundial da África do Sul.

O palpite dos estudiosos saiu de um cálculo matemático baseado na soma dos números dos anos dos dois últimos títulos de algumas seleções. Com isso, o resultado indicava que a Alemanha iria conquistar o seu quarto título na Árica. Os germânicos, no entanto, foram superados pelos espanhóis por 1 a 0 na semifinal e terão que disputar a terceira colocação com o Uruguai, no próximo sábado.

O tal cálculo aritmético ganhou destaque na edição de quarta-feira do jornal sul-africano The Star. A teoria partia da base de que o Brasil ganhou os Mundiais de 1970 (México) e 1994 (Estados Unidos), números cuja soma é 3.964. O mesmo vale para as conquistas de 1962 (Chile) e 2002 (Coreia do Sul e Japão). Se forem somados também os números dos anos em que a Argentina foi campeã (Argentina-1978 e México-1986), o resultado será o mesmo.

Mas a teoria ficou apenas no papel, uma vez que a Alemanha foi superada pela Espanha por 1 a 0. Com isso, a “Fúria” decidirá o título do Mundial da África do Sul contra a Holanda, domingo, no estádio Soccer City. A partida em Johanesburgo acontece às 15h30 (horário de Brasília).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host