08/07/2010 - 11h40

Às vésperas da final, técnico da Holanda reconhece superioridade técnica da Espanha

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Van Marwijk evitou atrito com o alemão Joachim Löw, que apontou a Espanha como favorita na final

    Van Marwijk evitou atrito com o alemão Joachim Löw, que apontou a Espanha como favorita na final

Às vésperas de a Holanda disputar a sua terceira final de Copa do Mundo, o treinador do time dos Países Baixos, Bert van Marwijk, deu uma declaração supreendente nesta quinta-feira ao reconhecer que a Espanha possui “um futebol melhor” do que a sua equipe. As duas seleções decidem o título do Mundial da África do Sul no próximo domingo, em Johanesburgo.

“A equipe deles produz o melhor futebol e mais bonito dos últimos anos. A Espanha joga um futebol mais atraente do que o nosso. Quero ver meu time jogando tão bem quanto eles. Os espanhóis reagem rapidamente quando estão sem a bola e conseguem recuperá-la rapidamente”, disse Van Marwijk.

Apesar dos elogios ao rival, o comandante da equipe holandesa disse acreditar na conquista do inédito título e confia nos seus atletas. “Acho a minha equipe muito boa e tenho total confiança nos meus jogadores. Essa será a partida da minha vida. Não tenho medo nenhum. Será uma final formidável e temos muita confiança.”

Criticado por não seguir o estilo de jogo dos espanhóis, uma vez que os ex-jogadores e ídolos holandeses Johan Cruyff e Rinus Michels tiveram grande participação no modo de atuar na Espanha quando defenderam e treinaram o Barcelona, Van Marwijk evitou criar polêmica. “Cruyff e Rinus influenciaram muito no estilo de jogo da Espanha. Respeitamos muito isso na Holanda, mas a minha equipe possui um estilo próprio.”

O comandante da Oranje também se esquivou ao ser abordado sobre a declaração do treinador da Alemanha, Joachim Löw, que apontou a Fúria como favorita na decisão de domingo. “Não me interessa. Se o mundo inteiro acha que a Espanha é favorita, tudo bem. Nada muda na maneira como vejo o meu time e no quanto acredito que podemos vencer.”

Na vitória sobre a Eslováquia pelas oitavas de final, o atacante Robin van Persie reclamou com Bert van Marwijk por ter sido substituído e criou um mal-estar na equipe. Mesmo assim, o treinador segue apostando no jogador do Arsenal para o duelo decisivo. “Robin realmente melhorou durante os últimos jogos e ainda tenho muita confiança nele. Acredito que ele vai mostrar seu melhor futebol na próxima partida", comentou o técnico holandês.

Com 100% de aproveitamento nas seis partidas da Holanda na Copa, Van Marwijk ainda espera um melhor desempenho da sua seleção diante da Espanha. “Tivemos momentos de bom futebol, mas às vezes fomos negligentes”, analisou o técnico, que volta a comandar um treino nesta sexta-feira após dar dois dias de folga aos jogadores.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host