Pierre-Philippe Marcou/AFP

Raúl treina no Real Madrid: maior artilheiro da história do clube

07/07/2010 - 10h49

Símbolo do futebol espanhol, Raúl ignora rivalidade para jogar na Alemanha

Das agências internacionais
Em Gelsenkirchen (Alemanha)

Raúl, maior símbolo do futebol espanhol nos últimos anos, não participou do título da Eurocopa de 2008 e nem foi lembrado por Vicente Del Bosque para a Copa do Mundo da África. Mesmo assim, é um dos personagens que apimentam a rivalidade da semifinal da Copa, entre Espanha e Alemanha, nesta tarde, em Durban.

REVANCHE E DECISÃO INÉDITA MOVEM A SEMIFINAL ENTRE ALEMANHA E ESPANHA

  • De um lado, o time sensação da Copao, que luta para confirmar a tradição no torneio e chegar à sua oitava final. Do outro, uma equipe em busca de sua primeira decisão após uma série de fracassos históricos no Mundial. É assim que Alemanha e Espanha medem forças nesta quarta-feira, reeditando a final da Eurocopa de dois anos atrás, quando a seleção ibérica levou a melhor por 1 a 0 e sagrou-se campeã continental.

O atacante está próximo de trocar a reserva do Real Madrid pelo Schalke 04. Se o negócio for confirmado, ele terá deixado o clube que mais personifica o espírito espanhol pelo time que tem a maior torcida do futebol alemão.

O fenômeno não é comum nos dois times que jogam a semifinal. Se na partida entre Holanda e Uruguai, a maior parte dos atletas que entraram em campo atuavam fora de seus países, em Espanha x Alemanha é exatamente o inverso. Na Alemanha, nenhum jogador atua fora do país. Na Espanha, entre os titulares, só Fernando Torres, do Liverpool inglês, atua em clube estrangeiro.

Apesar de não ter participado da Euro-2008, Raúl segue sendo o maior nome em atividade do futebol espanhol. Ele é o recordista em número de gols da seleção da Espanha e maior artilheiro da história da Liga dos Campeões e o terceiro do Campeonato Espanhol.

Na seleção, no entanto, virou dispensável desde a consolidação de David Villa e Fernando Torres. O primeiro já é o maior artilheiro da história da Espanha em Copas do Mundo e pode quebrar o recorde de Raúl na seleção espanhola: tem 43 gols com camisa vermelha, contra 44 de Raúl. O segundo, em má fase na África do Sul, foi o autor do gol que valeu o título europeu.

A transferência do jogador para o Schalke deve ser anunciada nos próximos dias, segundo o diário alemão Bild. O jornal informa que Raúl já conversou com o técnico do time alemão, Felix Magath – o empresário do atleta, Ginés Carvajal, também participou do encontro. Ele chegaria a Gelsenkirchen para substituir o brasileiro naturalizado alemão Kevin Kuranyi, que vai jogar no Dynamo de Moscou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host