06/07/2010 - 09h37

Gullit vê Holanda sortuda e comemora não ter anfitriões em possível final

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O ex-jogador de futebol holandês Ruud Gullit, único capitão da seleção de seu país a levantar um troféu de uma competição importante na conquista da Eurocopa de 1988, afirmou que a equipe atual teve sorte na hora certa para alcançar a semifinal da Copa do Mundo na África do Sul, em que enfrenta o Uruguai nesta terça-feira às 15h30 (de Brasília) por uma vaga na final.

“Acho que jogamos bem, mas tivemos sorte nos momentos certos. O gol contra a Dinamarca foi fortuito, o que fizemos contra o Japão foi mais ou menos e é claro que o gol contra (que foi dado para Sneijder pela Fifa) diante do Brasil nos ajudou a ganhar confiança. Temos jogado bem e tido um pouquinho de sorte, essa é a diferença”, afirma o ex-jogador em entrevista ao site oficial da Fifa.

Gullit admite ter ficado surpreso com a campanha holandesa, principalmente pela vitória sobre a seleção brasileira em um jogo em que a seleção europeia teve poucas chances no primeiro tempo e foi para o intervalo perdendo por 1 a 0, mas conseguiu a virada.

“Fiquei surpreso com o resultado da partida. No primeiro tempo, o Brasil jogou muito melhor que a Holanda. Se o Stekelenburg não tivesse espalmado aquele chute (de Kaká) para fora, eles teriam feito 2 a 0 e aí acho que a partida estaria liquidada. A Holanda voltou um pouco diferente, mas creio que o momento-chave foi o gol contra, que foi um presente. Fiquei surpreso que os brasileiros tenham se perdido em campo. Perderam a confiança, perderam a cabeça. Tiramos proveito disso, fazendo o nosso jogo, e por isso vencemos”

Com Espanha e Alemanha sendo os possíveis adversários caso a seleção holandesa se classifique para a final, Gullit vê maiores possibilidades após ter visto o seu time perder o título contra anfitriões nas finais de 1974 e 1978.

“Todos esperam pela vitória, pois já estivemos duas vezes na final. A diferença é que desta vez não vamos enfrentar os anfitriões, porque na Alemanha (em 1974) e na Argentina (1978) tivemos que jogar contra os donos da casa. Esta é uma grande chance de chegarmos à decisão”, analisou o ex-jogador.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host