06/07/2010 - 20h44

"Foram 32 anos esperando", diz técnico da Holanda após avançar à final

Das agências internacionais
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

Eufórico com a classificação à final da Copa do Mundo da África do Sul, obtida depois da vitória sobre o Uruguai por 3 a 2, o treinador da seleção holandesa, Bert van Marwijk, lembrou a ausência da equipe dos Países Baixos em decisões da competição para demonstrar toda a sua felicidade pelo feito obtido nesta terça-feira. Em busca do primeiro título mundial, os holandeses encararam no próximo domingo o vencedor do duelo entre Alemanha e Espanha, que jogam na quarta.

"É maravilhoso o fato de termos conseguido chegar à final. Foram 32 anos esperando. É incrível. Podemos estar orgulhosos por um país tão pequeno. Todos os holandeses têm que estar orgulhosos", disse Van Marwijk.

A Holanda não conseguia se classificar a uma final de Copa do Mundo desde 1978, quando perdeu o título do Mundial da Argentina para os donos da casa. Os holandeses também ficaram com o vice-campeonato em 1974 ao serem superados na decisão pela Alemanha Ocidental.

Para o meia Sneijder, que marcou sobre o Uruguai seu quinto gol no torneio, empatando com o espanhol David Villa na liderança da artilharia, "foi uma partida dura, na qual os uruguaios foram muito perigosos nos últimos segundos".

Susto

Apesar da classificação à final, nem todos puderam comemorar na seleção holandesa. O volante Demy de Zeeuw foi levado a um hospital na Cidade do Cabo com suspeita de ter fraturado o maxilar após levar um chute no rosto do uruguaio Martin Cáceres ainda no primeiro tempo – ele acabou substituído no intervalo por Rafael van der Vaart.

No entanto, um exame mostrou apenas dentes quebrados e o jogador foi liberado pouco depois para celebrar com o resto da equipe a classificação para a decisão. Segundo o porta-voz da equipe, o não houve danos à saúde do jogador.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host