06/07/2010 - 08h24

Ferguson defende Rooney e pede que se espere para ver o jogador em 2014

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Treinador escocês Alex Ferguson, que comanda o Manchester United, defende o atacante Rooney

    Treinador escocês Alex Ferguson, que comanda o Manchester United, defende o atacante Rooney

O treinador escocês Alex Ferguson, que comanda o Manchester United desde 1986, saiu em defesa do atacante inglês Wayne Rooney após as críticas sofridas pelo jogador devido ao desempenho na Copa do Mundo da África do Sul, quando não conseguiu marcar nenhum gol e a Inglaterra caiu nas oitavas de final.

“Havia comentários de que ele seria o jogador do torneio, esperavam que ele seria a estrela e estava indo para ofuscar Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e todos eles. É aí que veio o nível de expectativa nele. Mas ele realmente não tem uma grande experiência em Copa do Mundo. Espere e daqui a quatro anos você verá um jogador diferente”, afirmou o treinador em entrevista ao jornal inglês The Sun.

Ferguson admite ter ficado decepcionado pelo desempenho da seleção inglesa no Mundial, mas não ficou surpreso com a situação, já que a experiência dos jogadores em Mundiais não é tão grande quanto a expectativa sobre eles.

“É um imponderável por esses jogadores não poderem alcançar uma melhor forma. Eu assisti às partidas também e fiquei perplexo com o que vi, mas não fiquei totalmente surpreso. Acho que pela expectativa e eles estavam afastados há um bom tempo. Houve vários fatores. Mas não se esqueça que nenhum da seleção inglesa tem qualquer experiência de ter jogado semifinais”, analisou Alex Ferguson.

O treinador que comandou a seleção escocesa na Copa do Mundo de 1986 antes de assumir o Manchester United também acredita que se a Inglaterra tivesse enfrentado um grupo mais difícil nas eliminatórias para o Mundial da África do Sul, poderia ter chegado melhor preparada.

“Você olha País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Eles todos tinham grupos complicados contra Alemanha, França e Holanda. Talvez tivesse sido melhor se a Inglaterra tivesse jogado em um grupo mais difícil. Eles ganharam o direito de serem um dos favoritos e serem ajudados por seus jogadores enfrentarem bons times antes de irem para lá”, comentou Ferguson.

O comandante do Manchester United ainda fez elogios ao atacante uruguaio Diego Forlán, que atuou pelo clube entre 2002 e 2004, mas não obteve o sucesso que conseguiu no futebol espanhol e agora com a seleção uruguaia na Copa do Mundo.

“Eu enviei a ele um texto outro dia. Ele tem sido fantástico e todos estamos orgulhosos dele. Nunca houve um problema com ele no Old Trafford, era apenas uma combinação de que ele e Van Nistelrooy não poderiam jogar juntos”, explicou o treinador.

“Ele tinha outras preocupações, os problemas de saúde de sua irmã na Espanha e sempre quis ir para a Espanha. A única crítica que fazemos é que nós lhe vendemos muito baratos. Ele poderia ser um ídolo. Era um grande cara, um profissional magnífico, falava cinco idiomas e era um grande tenista”, completou Ferguson.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host