06/07/2010 - 14h59

Escala de cobrador de pênaltis vira reflexão espanhola antes da semifinal

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Durban (África do Sul)

Com dois pênaltis perdidos na Copa do Mundo, a Espanha chega à semifinal nesta quarta-feira contra a Alemanha sem a definição de que jogador terá a responsabilidade de responder pelas cobranças, caso elas aconteçam.

Artilheiro isolado do Mundial até o momento, David Villa desperdiçou um pênalti na vitória sobre Honduras na primeira fase. Já na partida contra o Paraguai pelas quartas de final, Xabi Alonso perdeu a sua cobrança contra o goleiro Justo Villar.

Alonso só partiu para a marca do pênalti contra os paraguaios porque Villa completou série de três cobranças seguidas desperdiçadas – além do disparo contra Honduras, uma contra a Bélgica em amistoso e outra diante da África do Sul na Copa das Confederações.

"Até agora não tem nada definido de quem vai ser o cobrador. Temos que ver", afirmou Xabi Alonso nesta terça-feira, durante entrevista coletiva no estádio Moses Mabhida, com aparente desconforto sobre o tema.

"Haverá uma autogestão sobre o assunto. Aqueles que habitualmente são os responsáveis pelas cobranças decidirão quem irá bater, antes de qualquer imposição do treinador", declarou o técnico Vicente del Bosque nesta terça.

Contra o Paraguai nas quartas de final, a decisão de que Alonso bateria no lugar de Villa foi tomada dentro de campo, pelos jogadores. A partida em Johanesburgo apontava igualdade de 0 a 0 naquele momento. O volante do Real Madrid converteu seu primeiro chute, mas teve a cobrança invalidada pela arbitragem, que alegou invasão de área. Na segunda tentativa, o espanhol ficou na defesa do arqueiro paraguaio. A Fúria venceria o confronto mais tarde por 1 a 0.

Nesta terça, o jornal espanhol Marca realizou uma pesquisa de opinião em sua página na internet. Para 39,3% dos leitores que opinaram, Villa deve seguir como cobrador. Alonso ficou em segundo lugar, com 35,2% dos votos, seguido de Xavi e Fabregas.

De acordo com a imprensa que segue a Espanha na Copa da África do Sul, a tendência é de que o técnico Vicente del Bosque volte a efetivar Villa como cobrador oficial. Além de brigar pela artilharia do Mundial, o atacante do Barcelona luta para igualar a marca de Raúl como maior goleador da história da seleção de seu país - 43 gols, apenas um atrás do ídolo do Real Madrid.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host