06/07/2010 - 12h36

Em clima amistoso, Alemanha e Espanha dividem praia em Mallorca

Das agências internacionais
Em Palma de Mallorca (ESP)
  • Turista alemão em Mallorca, na Espanha, mexe em uma camiseta alusiva a seu país, que tem colônia

    Turista alemão em Mallorca, na Espanha, mexe em uma camiseta alusiva a seu país, que tem colônia

O território é espanhol, mas estará dividido para a semifinal entre Espanha e Alemanha, na próxima quarta-feira. Em Mallorca, terra com forte colônia e muitos turistas germânicos, os rivais prometem uma convivência pacífica até a decisão na África do Sul.

“Se a gente perder, não será tão mal como se perdêssemos para França ou Brasil. Quando a Espanha ganhou da Alemanha na final da Eurocopa 2008, os alemães que estavam aqui aplaudiram”, disse Uwe, alemão que é gerente de um restaurante na praia de Palma.

A mistura é grande. Atualmente, 862 mil habitantes vivem nas Ilhas Baleares, onde está situada Mallorca. Entre eles, 27 mil são alemães. Nas férias, 1 milhão de turistas germânicos visitam, em média, a localidade espanhola, número recorde em se tratando de um único país.

Somente em maio, segundo os registros de Mallorca, 450 mil alemães buscaram o turismo da região. A praia de Palma é o centro da colônia, onde existem diversos restaurantes típicos preparados para a semifinal que reúne os dois países.

O que é comandado por Uwe, o Deutsches Eck, espera um número considerável de visitantes e preparou sete telões para o evento. “Os resultados no Mundial não podiam ser melhores para nós. Temos 150 reservas para quarta à noite”, disse Uwe.

A influência alemã na região é tão grande que um jornal é produzido especialmente para a colônia. A manchete do Mallorca Zeitung nesta terça-feira, por exemplo, foi “Fussballfieber”, que significa febre de futebol em alemão.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host