AFP

Maradona encarna o argentino pobre que venceu na vida, diz criador de projeto de lei

06/07/2010 - 17h14

Deputado argentino sugere criação de estátua de Maradona em Buenos Aires

Das agências internacionais
Em Buenos Aires (Argentina)

Ovacionado pela torcida argentina mesmo após a eliminação acachapante da equipe sul-americana diante da Alemanha, Diego Armando Maradona pode ter sua imagem recriada em estátua. O deputado Juan Cabandié apresentou projeto de lei para a colocação de um monumento em Buenos Aires.

Segundo Cabandié, Maradona é um fenômeno social, cuja referência entre a população transcende a esfera esportiva. “O treinador encarna a figura daquele menos favorecido que teve a oportunidade de vencer na vida”, salienta o responsável pelo projeto de lei.

“Sua defesa pelo povo latino-americano e confesso anti-imperialismo são importantes características do Maradona”, complementou Cabandié.

Para muitos argentinos, Maradona não é apenas um ídolo, mas sim um Deus. O ex-camisa 10 da Argentina inspirou fãs a criar a Igreja Maradoniana na cidade de Rosário.

A “Páscoa Maradoniana”, por exemplo, ocorre em 22 de junho, data em que Maradona marcou gol com a mão, na partida entre Argentina x Inglaterra, pela Copa de 1986.

Unanimidade para os argentinos como jogador, Diego Maradona não agradou aos torcedores de seu país como treinador da Argentina na Copa do Mundo da África do Sul, quando a equipe foi goleada por 4 a 0 pela Alemanha e acabou eliminada, fazendo com que seus seguidores não lhe queiram mais no cargo.

Em pesquisa realizada pelo jornal esportivo argentino Olé, não são poucos os torcedores que pedem pela saída de Diego Maradona do cargo de treinador, mesmo que ele tenha conseguido a equipe jogar um futebol mais ofensivo nas partidas anteriores ao duelo com a Alemanha.

Entre os 184.746 internautas que votaram no site da publicação argentina, 39% querem a permanência de Maradona como técnico e os outros 61% rejeitam o maior ídolo do futebol local no cargo.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host