Alex Livesey - FIFA/FIFA via Getty Images

Frank de Boer, assistente técnico da Holanda, jogou nas Copas de 1994 e 1998

06/07/2010 - 19h34

De Boer diz que holandeses estavam mais focados que uruguaios

Mauricio Stycer
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

Ex-zagueiro da seleção nas Copas de 1994 e 1998, hoje assistente do técnico Bert van Markwijk, Frank de Boer tem uma visão privilegiada sobre o futebol da Holanda. Na sua opinião, a geração de 98 era tão boa quanto a atual, mas não estava tão focada. “Achávamos normal perder para o Brasil. Hoje queremos ganhar o título”.

Por oposição aos holandeses, De Boer viu os uruguaios sem o mesmo foco. “Antes da partida, os jogadores do Uruguai entraram em campo com máquinas de fotografar e filmar. Não estavam focados. Parecia, para eles, que já estava bom ter chegado até a semifinal”, disse. “Como ocorreu conosco em 1998”.

De Boer acha que Van Markwijk foi responsável por “mudar o botão” da Holanda. “Temos que ser campeões. Esta é a mentalidade. Desde o primeiro dia de trabalho, pensamos isso”. A Holanda chega em 2010 à sua terceira final de Copa do Mundo. Em 1974, contra a Alemanha, e em 1978, contra a Argentina, foi derrotada.

“Os jogadores precisam acreditar que podem vencer. Este é o trabalho que estamos fazendo”. Sinal desta nova mentalidade, segundo De Boer, é o fato de a Holanda não ter perdido nenhuma partida na Copa até agora. “Mesmo quando não estamos bem, não perdemos. No passado, se não jogávamos bem, perdíamos”.

De Boer elogiou muito o meia Sneijder. “É um dos melhores jogadores do mundo”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host