06/07/2010 - 13h35

Brasileiros com ingresso para 'jogo errado' reclamam de Dunga

Mauricio Stycer
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

“Dunga me iludiu”, protesta o empresário Oseias Lima, de Manaus, à porta do Green Point, estádio que abriga nesta terça-feira, às 15h30 (horário de Brasília), a primeira semifinal da Copa do Mundo. “Era para ser jogo do Brasil, vamos ter que ver Holanda e Uruguai”, reclama. Como ele, centenas de brasileiros vieram à Cidade do Cabo para assistir o “jogo errado”, como muitos definiram.

O vascaíno Marco Capitão é quem melhor sintetiza a situação destes torcedores. “Compramos o pacote. Só esquecemos de combinar com o Dunga”. Ao seu lado, Maurílio Diniz acrescenta, com propriedade: “Nós viemos para a Copa, mas o Brasil não”.

“A gente já está aqui, né?”, observa, conformado, Eulerson Ângelo, ao lado do filho, Eulerson Pedro, de Belo Horizonte. Os dois vieram para a África do Sul sem ingressos e foram comprando jogo a jogo. “A gente queria conhecer esta cidade, então viemos. Mas está muito sem graça sem o Brasil”, reclama o pai.

Um grupo de 50 pessoas, de São Paulo, embarcou para a África do Sul no domingo, dois dias depois da eliminação do Brasil. “O clima estava muito ruim no avião”, conta Francisco Russo, que viaja com o filho Nicola. O vôo fretado por uma empresa de turismo não estava lotado, mas tinha mais de 100 passageiros. Cada um pagou cerca de US 9 mil pelo pacote, que também inclui ingresso para a final.

  • Mauricio Stycer/UOL

    Maurilio Diniz e Marco Capitão foram à Cidade do Cabo esperando ver o Brasil jogar a semifinal

  • Mauricio Stycer/UOL

    "Dunga me iludiu", protesta o empresário Oseias Lima (dir), de Manaus (AM), na porta do estádio

Nem todo mundo está de mau humor. O arquiteto Vicente Brandão, por exemplo, tentava comprar um ingresso para a semifinal. “Já estava com viagem de volta marcada para o dia 7, então quero aproveitar. Se você encontrar alguém que queira vender, me avisa”, pediu. Segundo Brandão, ainda havia ingressos de U$ 600 à venda nas bilheterias. “Mas aí já é demais, né?”, disse.

“É um sentimento de ressaca”, diz Sergio Cardeal. Ele integra um grupo de funcionários da mineradora Anglo-América, premiados com ingresso para o jogo entre Holanda e Uruguai. “Não tivemos escolha depois que o Brasil perdeu. Mas, pelo menos, o clima de Copa é sensacional”, tenta se consolar.

Outro grupo, de 53 pessoas, todas presenteadas pela Samsung, também parece conformado com a situação. “Foi culpa do Dunga”, protesta Davidson Junior. “Culpa do Mick Jagger”, reclama um colega dele, lembrando a fama de pé-frio do líder dos Rolling Stones.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host