Denis Balibouse/Reuters

Técnico diz que Uruguai está em uma festa para a qual não foi convidado

05/07/2010 - 15h12

Uruguai assume condição de 'mais fraco', mas sonha ser 'penetra' na festa

Mauricio Stycer
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

“Somos os mais fracos”, diz Oscar Tabarez, técnico do Uruguai, diante de duas centenas de jornalistas, a 24 horas da primeira semifinal da Copa do Mundo na África do Sul, a ser disputada contra a Holanda, às 15h30 (horário de Brasília) desta terça-feira, na Cidade do Cabo. “Não jogamos um futebol brilhante até agora”, acrescenta.

Ao mesmo tempo, observa: “É como se estivéssemos numa festa para a qual não fomos convidados, mas temos o direito de participar”. Um repórter pergunta se estão subestimando a equipe dele: “As pessoas formam sua opinião com base no que as equipes fizeram no passado recente. Das quatro equipes que estão aqui, de certa forma, somos os mais fracos. Mas a história mostra que há maneiras de superar equipes mais fortes”.

E segue assim, exagerando na modéstia, mas sem parecer falso, em todas as respostas. “É utópico falar que o Uruguai vai voltar a ser uma potência mundial no futebol só porque chegamos até aqui”, diz. “Existe um fosso econômico e de organização entre a realidade de países pobres, como o nosso, e as grandes forças do futebol”. E mais: “Ser uma potência no futebol não depende de resultados ocasionais, como alcançamos até aqui, mas de apoios e investimento”.

Ao mesmo tempo, Tabarez tem noção do que está acontecendo no Uruguai, cuja última vez que disputou uma semifinal foi em 1970 – 40 anos atrás. “Estamos orgulhosos e felizes de proporcionar esta alegria aos jovens, que nunca viram a nossa seleção chegar tão longe num Mundial”.

O técnico só perdeu a fleuma e a paciência em duas ocasiões. Na primeira, quando indagado sobre qual o time que entrará em campo, no estádio Green Point, contra a Holanda. “Depois que assistiram e fotografaram escondidos o nosso treinamento, não falo mais nada”, disse, referindo-se à imprensa uruguaia, que escalou o time com: Muslera; Max Pereira, Victorino, Godin e Cáceres; Diego Perez, Gargano, Arevalo e Alvaro Pereira; Cavani e Forlan.

Depois, irritou-se com um jornalista inglês, que o questionou sobre o fato de o Uruguai ter conseguido a classificação para a semifinal depois que Suarez impediu com a mão um gol de Gana. “Engraçado que só a imprensa inglesa me faz esta pergunta. Não é a primeira vez que isso acontece numa Copa. Quanto a Suarez, acho que foi um gesto intuitivo, e ele não podia saber o que ia acontecer depois”.

Tabarez falou da sua admiração pelo futebol holandês, do passado e do atual. “Uma vez, Rinus Michels (técnico do "Carrossel holandês" em 1974) me disse que os holandeses só gostam do futebol ofensivo. Essa Holanda de hoje também sabe se defender. É um dos times mais fortes do torneio”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host